Um inquérito soroepidemiológico para a detecção de anticorpos IgM contra o antígeno da dengue foi realizado em 100 pacientes.
O médico assistente diagnosticou clinicamente a doença em 60% dos pacientes. O exame sorológico resultou positivo em 90 pacientes.
Dentre estes pacientes, contatou-se que, em 55, o médico diagnosticou a doença. Não houve erro no diagnóstico laboratorial da doença.
Com base nestas informações e considerando o exame sorológico como padrão-ouro,
a) construa a tabela 2×2, correlacionando os resultados da sorologia com o diagnóstico clínico do médico assistente.
b) calcule a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos positivo e negativo do diagnóstico clínico do médico assistente.
c) avalie, com base nestes achados, a habilidade do médico assistente para diagnosticar clinicamente a dengue.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia a anamnese a seguir.
Mulher de 68 anos, com hipertensão arterial e dislipidemia foi submetida à artroplastia total do quadril esquerdo devido à os teoartrite com limitação funcional e dor crônica. Estava em uso de losartana e atorvastatina, não apresentando outras comorbidades ou cirurgias prévias e com exames pré-operatórios normais. A cirurgia transcorreu sem intercorrências.
A prescrição de pós-operatório apresentava apenas dipirona regular, omeprazol em jejum e compressão pneumática intermitente de membros inferiores durante 48 horas, até começar a deambular com auxílio.
No quinto dia de pós-operatório apresentou episódio de perda súbita da consciência ao se levantar do leito. Foi p…
Leia a anamnese a seguir.
Paciente de 40 anos, sexo masculino, previamente hígido, dá entrada na Emergência com febre há 48 horas, tosse com expectoração esverdeada. ao exame físico está lúcido, corado, hipoidratado +/4+, cianótico +/4+ e anictérico. Pressão arterial: 92 x 54 mmHg; frequência respiratória: 40 irpm, frequência cardíaca: 112 bpm e temperatura axilar: 37,4o C (após uso de dipirona). Ritmo cardíaco regular em 2 tempos e sem sopros. Murmúrio vesicular universalmente diminuído, estando abolido em base direita com estertores crepitantes no hemitórax direito. Abdome e membros sem alterações dignas de nota.
Considerando o quadro exposto, responda aos itens a seguir.
a. A radiografia …



