Leia o texto motivador a seguir:
As diretrizes da Educação profissional e Tecnológica que no planejamento e na organização dos cursos deve haver uma conexão com demandas da sociedade e do mundo do trabalho:
Capítulo III
[…]
Art. 8º são critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação profissional e Tecnológica:
I – atendimento às demandas socioeconômico ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho; […]
Por outro lado, indicadores de desemprego, estudos relacionados ao perfil dos jovens e às dificuldades apresentadas pelas empresas para a contratação desse público ilustram o contextos de desafios e oportunidades ao qual se encontram a educação e o mercado profissional, conforme se observa nos dados a seguir:
IBGE indica que a taxa de desocupação entre os jovens de 18 a 24 é de 18%;
76,47% das organizações dizem que os jovens que estão ingressando no mercado estão mal-informados sobre as carreiras do futuro e como o mundo do trabalho funciona;
82,35% afirmam que os empregadores não conseguem contratar jovens com as qualificações de que necessitam para vagas ofertadas;
Nesse cenário apresentado pelos dados , relacionado a várias mudanças tecnológicas que alteram o mercado de trabalho, ganha destaque o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, as soft skills, necessárias para as profissões que exigem maior interação e subjetividade humana e que, por isso, têm menores chances de substituições do que as profissões com mais facilidade de automação.
Fontes: Resolucao CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021, Diretrizes Curriculares Gerais para a Educacao Profissional e Tecnologica. Disponivel em: https://observatorioept.org.br/sobre-ept/legislacao. Acesso em: 19 Ago 2023. ITAU EDUCAÇAO E TRABALHO, O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras, 2023. Página 34. Disponível em: https://www.itaueducacaoetrabalho.org.br/biblioteca/publicacoes/futuro-do-mundo-do-trabalho-para-as-juventudes-brasileiras. Acesso em: 20 Ago 2023. DROUET, L. Compromisso empresarial com o futuro das juventudes. Correio Brasiliense, 18 Ago 2023. Disponivel em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2023/08/5117918-artigo-compromisso-empresarial-com-o-futuro-das-juventudes.html. Acesso em: 02 Set 2023.
A partir do texto apresentado, que ilustra o contexto dos desafios e das oportunidades para a educação e o mercado profissional, responda as questões a seguir:
a) Explique a importância do estágio supervisionado para a área de Gestão de Pessoas, destacando a atuação do supervisor responsável na empresa e do professor orientador do estágio na escola para o desenvolvimento do aluno na atividade.
b) Defina o que são soft skills e explique a soft skill Autoconhecimento, explicitando sua associação com os processos de escolha pessoal e profissional.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais
em todo o mundo
O uso de evidências tem sido consolidado como um dos pilares contemporâneos da formulação de políticas públicas. Documentos oficiais, como o Guia de Análise Ex Ante da CGU e a Lei 14.129/2021 (Governo Digital), reforçam a necessidade de decisões fundamentadas, interoperabilidade de sistemas, governança de dados e mecanismos de participação cidadã.
Nesse contexto, discorra sobre como o uso adequado de evidências, aliado aos princípios de governo digital e ética pública, pode reduzir riscos, aprimorar a transparência e gerar políticas públicas mais efetivas. Ao desenvolver sua resposta, aborde:
- o papel dos indicadores SMART…
A avaliação de impacto de políticas públicas e programas sociais representa um dos maiores desafios para gestores públicos, dada a complexidade de definir e alcançar objetivos coletivos. Esse processo exige a formulação cuidadosa de objetivos, a agregação de preferências individuais e uma extensa coleta de informações, além de reflexão e consulta pública. Objetivos coletivos, uma vez estabelecidos, são formalizados em legislações ou contratos sociais, e programas sociais são criados para induzir as mudanças desejadas, seguindo-se uma teoria de mudança que visa garantir que os benefícios superem os custos.
A eficácia desses programas não se mede apenas pela entrega de produtos, mas também por…
A Controladoria-Geral do Estado Alfa, durante auditoria em autarquia estadual, identificou deficiências relevantes no sistema de controles internos, tais como ausência de segregação de funções, inexistência de mapeamento e avaliação de riscos, inexistência de políticas formais para elaboração e revisão de conciliações contábeis, fragilidades na limitação de acesso físico a ativos e ausência de comunicação formal de deficiências para a alta administração. O relatório destacou que a entidade não possui procedimentos documentados para prevenir ou detectar erros, nem mecanismos estruturados de monitoramento contínuo do controle interno.
Considerando as normas de auditoria, as normas aplicáveis a…



