Instruções
Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os dois gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto.
Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.
Tema:
IMPACTOS DA DEGRADAÇÃO FLORESTAL BRASILEIRA
Coletânea
Texto 1
Em dezembro de 2023, o SAD detectou 108 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, uma redução de 62% em relação a dezembro de 2022, quando o desmatamento somou 287 quilômetros quadrados. O desmatamento detectado em dezembro de 2023 ocorreu no Pará (30%), Mato Grosso (23%), Roraima (17%), Maranhão (11%), Amazonas (8%), Rondônia (4%), Acre (3%), Tocantins (3%) e Amapá (1%). As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 1.050 quilômetros quadrados em dezembro de 2023, o que representa um aumento de 1.621% em relação a dezembro de 2022, quando a degradação detectada foi de 61 quilômetros quadrados. Em dezembro de 2023 a degradação foi detectada no Pará (89%), Maranhão (5%), Mato Grosso (4%) e Amazonas (2%). Em dezembro de 2023, a maioria (75%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (19%), Unidades de Conservação (5%) e Terras Indígenas (1%).
Disponível em: <https://imazon.org.br/publicacoes/sistema-de-alerta-de-desmatamento-sad-dezembro-de-2023/>. Acesso em: fev.
2024.
Texto 2
Com 320 km² de área destruída em 10 meses, Acre está entre estados com áreas protegidas mais desmatadas Estado foi destaque negativo em outubro em relação à proteção de suas unidades de conservação, segundo Imazon.
Em outubro, três unidades de conservação do Acre ficaram entre as 10 mais devastadas da Amazônia. A líder Resex Chico Mendes, que perdeu o equivalente a cerca de 200 campos de futebol de mata nativa; e as florestas estaduais do Antimary e do Rio Gregório, cada uma com uma perda estimada em 100 campos de futebol de vegetação primária.
Além do desmatamento, quando há a remoção completa da vegetação nativa, o Imazon também monitora a degradação florestal causada pelas queimadas ou pela extração madeireira, que causam danos parciais nas áreas afetadas. Em outubro, foram detectados 8 km² de florestas degradadas no Acre, um recuo de 78% em relação ao mesmo período no ano passado.
Considerando os dados de desmatamento ilegal, queimadas, incêndios florestais e degradação florestal nos últimos anos, o governo do Acre declarou situação de emergência ambiental em dez cidades do estado. O decreto assinado por Gladson Cameli foi publicado no dia 5 de julho no Diário Oficial do Estado (DOE).
Disponível em: <https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2023/11/17/com-320-km-de-area-destruida-em-10-meses-acre-esta-entre-estados-com-areas-protegidas-mais-desmatadas.ghtml>. Acesso em: fev. 2024.
Texto 3
Devido ao desmatamento, Acre tem 17 municípios ameaçados de calor extremo.
Estudo aponta que calor extremo associado à baixa umidade e velocidade do vento são fatores que contribuem para o processo de ‘savanização’ da Amazônia que deve tornar a vida humana praticamente inviável até 2100. Como consequência do desmatamento, queimadas, poluição e assoreamento dos rios, o Acre tem 17 municípios com risco de enfrentar situação de calor extremo até o final de século. É o que aponta um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O estudo aponta que o calor extremo associado à baixa umidade e velocidade do vento, são fatores que contribuem para o processo de savanização da Amazônia que pode tornar a vida humana praticamente inviável até 2100. Conforme o estudo, pelo menos 12 milhões de pessoas que vivem na Amazônia correm risco de morte por causa do calor. A pesquisadora da Fiocruz Beatriz Oliveira disse que o estudo chegou à conclusão de que pode ter aumento de até 3º C de temperatura. Sendo assim, de 30º C a 34º C é considerado alto risco para a saúde humana e acima disso é considerado de extremo risco.
Disponível em: <https://imazon.org.br/imprensa/exploracao-madeireira-na-amazonia-chegou-a-464-mil-hectares-em-12-meses-aponta-levantamento-inedito/>. Acesso em: fev. 2024.
Propostas de redação
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A – Artigo de opinião ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O artigo de opinião é um gênero que assume o caráter argumentativo e tem por finalidade expressar o ponto de vista do autor sobre determinada temática a fim de persuadir seu interlocutor. É comum que esse gênero seja veiculado em mídias de comunicação de massa, como jornais e revistas.
Tendo em vista seu papel de destaque na sociedade, você foi convidado(a) por um jornal de grande circulação para que pudesse escrever uma coluna sobre o seguinte tema: “Os impactos da degradação florestal brasileira”.
Tomando como base a coletânea proposta e o repertório sociocultural adquirido ao longo de sua formação e prática, produza um artigo de opinião para alertar a população sobre esse problema. Não assine o artigo, tampouco adote nomes fictícios e/ou abreviações.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ B – Carta de leitor ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O gênero carta de leitor manifesta a opinião do emissor sobre assuntos publicados na mídia, como jornais e revistas, dirigindo-se, comumente, ao(à) autor(a) da matéria veiculada, ou ainda ao(à) representante dessa mídia, por exemplo, o(a) editor(a). A carta de leitor possui caráter argumentativo e tom persuasivo na busca de convencer o seu interlocutor sobre o ponto de vista apresentado.
Escreva uma carta do leitor direcionada ao editor da matéria: “Com 320 km² de área destruída em 10 meses, Acre está entre estados com áreas protegidas mais desmatadas”. Na interlocução, discuta pontos importantes da temática proposta. Utilize-se dos textos da coletânea como base para delinear sua premissa e defender seu ponto de vista, além do repertório sociocultural adquirido ao longo de sua formação e prática. Não assine a carta, tampouco adote nomes fictícios e/ou abreviações.
ATENÇÃO
Em qualquer uma das duas propostas que você escolher, o seu texto NÃO deve ser assinado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Instruções
Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os dois gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga ao tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto. Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.
Tema:
OS IMPACTOS DA PROPAGAÇÃO DE FAKE NEWS EM TEMPOS DE INTERNET
Coletânea
Texto 1
A mentira existe desde o começo da civilização. O que mudou nos últimos anos, depois da explosão das…
Instruções
Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os dois gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga ao tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto. Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.
Tema:
O PARADOXO DO EXCESSO DE INFORMAÇÃO EM TEMPOS DE INTERNET
Coletânea
Texto 1
O excesso de informação nos desinforma do que realmente importa.
Pr. Josué Semeone.
Disponível em: <…



