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Q322418 | Contabilidade Geral
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2024
Órgao: CM Fortaleza - Câmara Municipal de Fortaleza
Cargo: Consultor Legislativo

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Uma entidade do setor público apresentava os seguintes saldos em seu balanço patrimonial (quadro principal) em 31/12/2023:

Variações Patrimoniais Diminutivas Pagas Antecipadamente cujos benefícios ocorrerão nos seis meses seguintes: ……………………………………………R$12.000;

Obrigações fiscais a curto prazo:……………………………………………………R$25.000;

Obrigações trabalhistas de curto prazo:……………………………………R$35.000;

Participações permanentes em outras sociedades:………………….…….…..R$70.000;

Transferências fiscais a curto prazo:……………………………………….. R$55.000;

Empréstimos concedidos a terceiros para recebimento em 01/10/24:. R$80.000;

Caixa e equivalentes de caixa:………………………………………………….R$150.000;

Financiamentos com vencimento em 3 anos:…………………..………………R$170.000;

Computadores destinados ao uso na atividade fim da entidade:……..R$190.000;

Créditos tributários de curto prazo:……………………………………………….R$200.000;

Obrigações com vencimento em 120 dias:………………………………….…..R$210.000;

Móveis e utensílios destinados ao uso na atividade fim da entidade:…R$250.000.

Com base nos saldos do balanço patrimonial e no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP), indique:

  1. O total do Patrimônio Líquido
  2. O saldo e composição de:
  3. a) Ativo circulante;
  4. b) Ativo não circulante;
  5. c) Passivo circulante;
  6. d) Passivo não circulante.

Obs


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaContabilidade Geral
BancaFGV

O Departamento de Administração Patrimonial de um órgão público federal identificou a necessidade de avaliar a recuperabilidade de determinados ativos imobilizados, em cumprimento às normas de contabilidade pública e de gestão patrimonial. Um dos bens analisados apresenta as seguintes informações:
• Valor de venda à vista no mercado: R$ 120.000,00;
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• Comissão de venda estimada: R$ 3.000,00;
• Frete para entrega do ativo: R$ 2.500,00;
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Alterações no Patrimônio Líquido decorrem de fatos como lucros ou prejuízos do período, distribuição de dividendos, ajustes de avaliação patrimonial, operações de aumento ou redução de capital e reconhecimentos diretos em contas específicas, conforme previsto na legislação societária e nas normas internacionais de contabilidade (CPC 00 (R2) e CPC 26).

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Uma sociedade empresária apresentava em 31/12/X0 o seguinte balanço patrimonial (em milhões de Reais):

Os móveis tinham vida útil de 4 anos e valor residual de zero.

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