A realização do planejamento da obra é uma das etapas mais importantes na administração de um contrato de construção civil, por ser possível estabelecer a melhor estratégia executiva, visando o atendimento dos prazos dentro dos custos estabelecidos e com base no escopo definido pelas partes. Para auxiliar a gestão dos prazos é muito utilizado o método PERT-CPM, pois a eficiente gestão deste método gera benefícios na administração dos prazos, estendendo estes benefícios para outras áreas de conhecimento.
Quanto ao método PERT-CPM, discorra sobre: qual a diferença entre o método PERT e o método COM, qual forma representativa (gráfica) é utilizada para apresentar o método PERT-COM, que importante informação é possível mapear através da aplicação deste método, a importância do caminho crítico e que informações são possíveis inferir dele.
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Durante a execução contratual, o engenheiro fiscal observou algumas inconsistências na composição do BDI referencial, que também foi adotado pela contratada. Além disso, notou a ausência de BDI diferenciado para alguns serviços da planilha orçamentária. A composição do BDI referencial é:

A fim de aplicar corretamente o BDI no orçamento e evitar superfaturamento no contrato em análise, responda:
- Cite as parcela…
Em projetos de estrada, o controle tecnológico nas obras de pavimentação é condição fundamental para que a vida útil da estrada seja garantida. Os controles baseiam-se na análise dos resultados obtidos em campo, usando-se como referência valores de testes realizados em laboratório.
Com base nesse contexto, cite e descreva um ensaio que você deve realizar no campo para cada um dos controles a seguir:
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Tendo como base o gráfico acima mostrado, que apresenta duas curvas granulométricas de distribuição de agregados (curvas I e II) para composição de mistura asfáltica do tipo concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ), além dos limites inferior e superior da faixa C estabelecidos pela norma DNIT, discorra sobre as diferenças de comportamento físico e mecânico esperadas para os concretos asfálticos produzidos de acordo com as características mostradas nas curvas I e II.



