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Q319794 | Direito Constitucional
Banca: IGEDUCVer cursos
Ano: 2024
Órgao: CM Olinda - Câmara Municipal de Olinda/PE
Cargo: Analista Legislativo
Padrão de resposta Resolução em texto Peça Técnica/Prática60 linhas

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TEXTO DE APOIO

O Direito Constitucional é essencial na estruturação do processo legislativo, definindo os limites e diretrizes de sua atuação. Para um Analista Legislativo – Especialidade Jurídica, é crucial compreender e aplicar esses princípios na prática legislativa, garantindo que as iniciativas estejam alinhadas à Constituição.

O Analista Legislativo deve ser capaz de interpretar e aplicar os princípios constitucionais, como a separação dos poderes e os direitos fundamentais, na formulação e análise de projetos de lei. Essa habilidade é fundamental para elaborar pareceres e projetos que respeitem os limites constitucionais, promovendo a justiça e o bem-estar social.

Além disso, o analista deve identificar conflitos constitucionais em propostas legislativas e aconselhar sobre ajustes necessários para assegurar a conformidade com a Constituição. Esse papel exige não só conhecimento jurídico, mas também a capacidade de aplicar esse conhecimento de maneira prática e efetiva.

A interação entre teoria e prática no Direito Constitucional e no processo legislativo é vital para a atuação eficiente de um Analista Legislativo. Essa habilidade garante a legalidade e a eficácia das leis e dos atos normativos municipais, sendo fundamental para o desempenho eficaz do cargo.

Considerando o seu papel como Analista Legislativo – Especialidade Jurídica na Câmara Municipal de Olinda, analise a seguinte situação:

Em Lagoa Azul, uma cidade fictícia, a Câmara Municipal propôs um projeto de lei para a construção de um complexo esportivo e cultural financiado por uma parceria público-privada. O projeto visa a revitalizar uma área abandonada da cidade, proporcionando lazer e atividades culturais para a comunidade. No entanto, a proposta inclui a concessão de um grande espaço público para uma empresa privada por 30 anos, levantando questões sobre o uso adequado de recursos públicos e possíveis conflitos de interesse.

Além disso, o projeto prevê a realocação de uma comunidade de baixa renda que, à época da elaboração do projeto, residia na área destinada ao complexo. Isso gerou protestos de grupos de direitos humanos e moradores locais, que argumentaram que a realocação violaria seus direitos à moradia adequada e ao acesso a serviços públicos. Eles também questionaram a transparência do processo de tomada de decisões e alegaram falta de consulta pública adequada.

Agora, a partir do cenário apresentado, apresente um parecer jurídico que avalie as implicações legais, éticas e constitucionais do projeto de lei proposto.

Sua análise deve abordar tanto os aspectos relacionados à concessão de espaço público e potenciais conflitos de interesse, quanto às questões de realocação da comunidade, direitos à moradia e a necessidade de transparência e participação pública no processo legislativo.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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