Considere que a SPTrans deseja conceder os pontos de ônibus localizados na zona oeste do Município de São Paulo, com o fim de adequá-los às práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), bem como proceder à reforma total dos equipamentos, com o emprego de materiais sustentáveis e utilização de energia limpa. No entanto, como o tema ainda é novo, a SPTrans não dispõe de todas as informações necessárias para a estruturação do negócio e, por isso, João, o servidor público responsável pelo setor de contratações, está considerando instaurar um Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI. Em paralelo com sua insegurança a respeito da estruturação do projeto, João tem dúvidas a respeito de como poderia ser estabelecida a remuneração da futura concessionária e aspectos práticos da contratação.
Antes de prosseguir com a elaboração do edital da licitação, João elencou todos os seus questionamentos e solicitou parecer jurídico do advogado responsável a respeito dos seguintes pontos:
I. A SPTrans pode instaurar um Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI? Se sim, como será aberto e de quais fases ele será composto?
II. A Lei nº 13.303/2016 determinou que as empresas estatais considerem as práticas de sustentabilidade ambiental?
III. Admite-se exigir que as participantes do processo licitatório tenham determinadas certificações ambientais?
IV. É possível que a concessionária seja remunerada exclusivamente por meio de receitas acessórias?
Com base na situação hipotética apresentada, elabore parecer explorando todos os questionamentos de João, observando as formalidades necessárias. Dispensa-se a produção do relatório.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em janeiro de 2015, a empresa TRANSPORTE FUTURO WZ LTDA. ganha a licitação para prestar específico serviço de transporte público intermunicipal, pelo prazo de 10 (dez) anos. Consta no contrato de concessão, que foi celebrado no mesmo mês, cláusula de incorporação dos bens inerentes ao serviço.
Em julho de 2017, um determinado cidadão, de nome MANUEL MARIA ANTONIO, sofre lesão pela má prestação destes serviços e ajuíza demanda contra a referida concessionária, em novembro do mesmo ano, sendo certo que a citação se dá em dezembro de 2017. Após a fase probatória, onde ficou comprovado o dano e o nexo de causalidade com as atividades delegadas pelo poder público, foi proferida sentença condenató…
Considerando os princípios aplicáveis à licitação (Lei nº 14.133/21), responda:
a) Como compatibilizar o princípio do formalismo mitigado em certames licitatórios com o princípio constitucional da legalidade estrita?
b) Em que consistem os princípios da publicidade e da transparência? Como distingui-los e como se conjugam na Lei nº 14.133/21?
c) Em que consistem os princípios da segregação de funções e do desenvolvimento nacional sustentável? Esclareça se e como a interpretação sistemática do ordenamento jurídico ajuda, ou não, na compreensão e na aplicação de cada um.
Determinada entidade da administração pública indireta passou a adotar a gestão eletrônica de processos administrativos em substituição à gestão física, dadas as vantagens possibilitadas por essa mudança.
Agora, essa entidade, uma sociedade de economia mista paulistana, vai organizar um evento e, para prosseguir com a sua viabilização, precisa abrir um processo administrativo eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O SEI é uma ferramenta que viabiliza a criação, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos dentro do próprio sistema, podendo ser utilizado para qualquer tipo de processo administrativo, a exemplo de um processo licitatório.
Ainda, para eventos…



