Texto 1
Nos últimos anos, grandes empresas do mundo da moda têm faturado bilhões com um novo padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados de uma forma mais rápida – a tão conhecida fast fashion.
Um exemplo desse novo momento de rapidez e roupas descartáveis é a chinesa Shein, que aproveitou as mídias sociais durante a pandemia e caiu no gosto do público jovem com preços baixos, entregas rápidas e tendências usadas por influenciadores digitais.
Reportagem de um jornal britânico mostra que a empresa saiu de uma receita de US$ 2 bilhões em 2018 para US$ 15,7 bilhões em 2021, com um marketing agressivo, descontos constantes e com tempo limitado. A ideia é mostrar que o consumidor não terá outra oportunidade e, assim, a marca chinesa produz 10 000 novos produtos por dia.
O problema, dizem especialistas, é a velocidade da produção, do consumo e o destino dessas roupas. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a indústria da moda é responsável por entre 2% e 8% das emissões globais de carbono, com grande impacto sobre o clima.
(Ingrid Oliveira. Roupas descartáveis: novo padrão de consumo na era do “ultra fast fashion”. www.cnnbrasil.com.br. 24.07.2023. Adaptado)
Texto 2
O fast fashion é uma tendência que surgiu no final da década de 90 em contraponto às campanhas de moda, que envolvem muito tempo de planejamento, são lançadas por estação e em grande escala. Nesse tipo de moda, você acompanha as tendências quase em tempo real, planeja minicoleções e atende às necessidades do momento de seus consumidores. O custo diminui e o estoque também. As vendas, que fazem as empresas se movimentarem, sobem. E esse ciclo se acelera, pois os consumidores vão querer sempre novidades.
No fast fashion, a ideia é agradar o seu consumidor a todo o momento. Assim como sempre há música nova sendo lançada, não importa a estação do ano, seu consumidor terá sempre novas peças de roupa para compor visuais cada vez mais diferentes e diversos. A novidade em si é a nova moda, e a rapidez é essencial nesse processo.
Uma das principais vantagens para os clientes que consomem fast fashion é o preço reduzido das peças. Para eles conseguirem renovar constantemente o guarda-roupas, é preciso tornar mais simples os processos de fabricação. Como tudo é muito rápido, as peças não precisam ser planejadas para durar uma vida toda. É normal que as peças feitas para esse nicho de mercado tenham menos durabilidade.
(Já ouvir falar no Fast fashion? Veja como funciona. https://luaratextil.com.br. Adaptado)
Texto 3
As empresas que trabalham no modelo fast fashion observam o que as pessoas estão consumindo das marcas renomadas. Logo, fabricam em larga escala modelos parecidos, porém com qualidade inferior. Desse modo, há uma maior garantia de que as peças serão consumidas.
Peças fast fashion são utilizadas menos de cinco vezes e geram 400% mais emissões de carbono do que peças comuns, as quais são utilizadas, em média, 50 vezes. Além disso, a produção de roupas não polui apenas com emissão de carbono.
Para produzir fibras têxteis é preciso desmatar, utilizar fertilizantes, agrotóxicos, extrair petróleo e transportar, entre outras formas de poluição. Ademais, para além dos impactos gerados na produção, também existe o problema do descarte. Com um ciclo de vida tão curto, muitas peças vão parar precocemente em aterros sanitários e lixões.
A fibra têxtil mais empregada na moda é o poliéster, um plástico, o qual demora em torno de 200 anos para se decompor. Dependendo da configuração do tipo de fibra têxtil (muitas vezes há mistura de poliéster e algodão), a peça pode não ser reciclável. Além disso, lavar roupa libera microplásticos que vão parar no mar e, depois, em nós mesmos.
(Stella Legnaioli. Fast fashion: o que é, impactos e alternativas. www.ecycle.com.br. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
CONSUMO DE FAST FASHION: ENTRE A ECONOMIA PARA O CONSUMIDOR E OS DANOS AMBIENTAIS
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