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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q317999 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Cargo: Técnico de Planejamento e Pesquisa
Padrão de resposta Resolução em texto Adaptada40 linhas Resolução de Aluno +90%

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Texto 1
A escolaridade alcançada pelos indivíduos se constitui num elemento fundamental a fim de explicar as variações encontradas em termos de status ocupacional, rendimentos e outros resultados obtidos no mercado de trabalho […]. Indivíduos que acumularam mais anos de estudo concluídos, chegando aos níveis mais elevados de escolaridade, tendem a alcançar ocupações de mais prestígio, retorno financeiro e estabilidade […].
Um dos fenômenos mais marcantes ocorridos na sociedade brasileira ao longo das últimas décadas é a formidável – porém tardia e ainda muito deficiente em termos de qualidade – expansão educacional, com a crescente elevação do nível de instrução da população.
Ao mesmo tempo, sabemos que as oportunidades para atingir os melhores resultados educacionais não se distribuem aleatoriamente entre a população, e que fatores como raça, gênero, localização geográfica e, principalmente, classe de origem exercem forte influência sobre as chances de se chegar aos níveis mais altos de educação. […]
[N]o caso do Brasil, a expansão educacional foi acompanhada de redução das desigualdades de acesso aos níveis mais baixos de ensino, mas não aos níveis mais altos, o que segue um padrão já conhecido em outros países. […]
SALATA, A. R. Classe de origem e resultados educacionais: uma análise considerando o caráter posicional da escolaridade. In:
POMPEU, J. C. B.; VIANA, A. R.; MAGALHÃES, L. C. G.; GONÇALVES, A. P. V. (org.). Dinâmica econômica, mudanças sociais e
novas pautas de políticas públicas. Brasília, DF: Ipea, 2023. p. 159 – 201. Adaptado.
Texto 2
As tendências da desigualdade de oportunidades educacionais, em termos das características socioeconômicas das famílias de origem, de acordo com as probabilidades preditas pelo modelo para indivíduos em três grupos socioeconômicos são: i) classe baixa (indivíduos cujos pais tinham menos de quatro anos de estudo e status ocupacional equivalente ao de um trabalhador manual não qualificado); ii) classe média (indivíduos cujos pais tinham ensino elementar completo – oito anos – e status ocupacional equivalente ao de um trabalhador não manual de rotina); e iii) classe alta (indivíduos cujos pais tinham algum ensino superior e status ocupacional equivalente ao de um profissional).
A seguir, três gráficos mostram as probabilidades preditas para realizar transições educacionais ao longo de nove coortes de idade, de acordo com três faixas socioeconômicas das famílias de origem, a partir de dados da Pnad 2014.

RIBEIRO, C. A. C. Tendências da desigualdade de oportunidades no Brasil: mobilidade social e estratificação educacional. Brasília,
D.F. Ipea. In: IPEA. Mercado de Trabalho: conjuntura e análise. Ano 23, p. 60, abr. 2017. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/
bitstream/11058/10297/4/bmt_62_tendencias_desigualdade.pdf. Acesso em: 14 jan. 2024. Adaptado.
As políticas educacionais têm sido provocadas a responderem a alguns desafios, dentre os quais destaca-se a contribuição de corrigir desigualdades.
A relação entre educação e desigualdades tem estimulado a reflexão de grande parte da sociedade brasileira e tem se oferecido como campo fecundo na formulação, gestão, análise e avaliação de políticas educativas.
A questão “educação, produtora de igualdade?” aponta para aspectos e condições necessariamente concretas.
Nesse contexto e considerando que os textos oferecidos têm caráter motivador de reflexão, redija um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas, refletindo sobre a suficiência da educação para a produção de igualdade social, cuja fundamentação contemple necessariamente os seguintes aspectos, mas não necessariamente nesta ordem:
1. a expansão da escolarização no Brasil nas últimas décadas e os sujeitos que sofrem as desigualdades; [valor: 9,50 pontos]
2. os recortes da exclusão no acesso a oportunidades educacionais e sua implicação na produção/reprodução histórica das desigualdades; [valor: 9,50 pontos]
3. a relação da Política Educacional com outras Políticas Públicas para o indivíduo e a sociedade. [valor: 9,50 pontos]

Esta questão foi adaptada para 40 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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