TEXTO I
Os crescentes desafios em matéria de emprego e políticas públicas para reduzir a dualização levaram a relativizar todo automatismo. Uma satisfatória oferta de empregos já não pode ser mais considerada um subproduto natural ou automático do crescimento econômico. A experiência dos países da Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE) durante o ciclo de crescimento 83/89, e os dados referentes ao Brasil no período recente, parecem outorgar um certo crédito ao “pessimismo das elasticidades.”2 Por outra parte, esse automatismo deve ser observado também criticamente quando as propostas de política se deslocam do crescimento para pôr ênfase na desregulamentação do mercado de trabalho. Uma oferta e uma demanda de mão-de-obra atuando em um contexto concorrencial podem até reduzir drasticamente os níveis de desemprego, mas têm muito pouco a oferecer em termos de redução das desigualdades e oferta de postos de trabalho de qualidade.

https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/4017/5/PPP_n12_PoliticasPublicas.pdf
TEXTO II
O desemprego se refere às pessoas com idade para trabalhar que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. É calculado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua.
https://www.ibge.gov.br/indicadores#desemprego
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, desenvolva um texto dissertativo contínuo, entre 35 e 45 linhas, sobre Economia do Trabalho e mercado de trabalho, abordando, obrigatoriamente, e de acordo com os conceitos adotados pelo IBGE na PNAD Contínua, os seguintes tópicos.
- Defina o conceito de ocupação, descrevendo quais categorias de trabalho são incluídas, e o conceito de subocupação.
- Apresente as diferenças entre trabalho formal e trabalho informal, citando exemplos de cada categoria.
- Discuta o conceito de desocupação e como a taxa de desocupação serve como um indicador econômico relevante, incluindo suas possíveis interpretações.
- Apresente as três categorias que compõem o conceito de subutilização da força de trabalho.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Nos anos 1980, a economia brasileira foi marcada por graves desequilíbrios externos e internos. Logo no início da década, o país enfrentou sua mais grave recessão desde a Grande Depressão. Em 1982, as autoridades econômicas recorreram formalmente ao FMI, em um momento de grande turbulência internacional causada pela moratória da dívida externa mexicana. Ao mesmo tempo que caía o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a inflação começava a alçar um voo que a transformaria, no final de 1989, em uma hiperinflação. A chamada década perdida caracterizou-se pela queda nos investimentos e no crescimento do PIB, pelo aumento do déficit público, pelo crescimento das dívidas externa e interna e pela …
De acordo com os textos clássicos de macroeconomia, na situação conhecida como armadilha da liquidez, a política monetária perde a capacidade de influenciar a economia por meio da taxa de juros. A crise de 2008 mostrou, contudo, que mesmo em situações em que a taxa de juros é muito baixa, a autoridade monetária, ainda assim, é capaz de produzir efeitos sobre a economia por intermédio da adoção de políticas macroprudenciais ou, ainda, por meio do expediente do quantitative easing, situação em que se evidencia importante aumento da liquidez da economia.
Considere uma situação em que os juros reais estejam muito baixos e a Funpresp necessite avaliar esse cenário, que pode impactar em sua…
O Brasil é um país notoriamente exportador de commodities e, por isso, os ciclos das commodities no mercado internacional têm influência importante sobre a economia brasileira. O gráfico abaixo, extraído da Carta de Conjuntura de número 60, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em setembro de 2023, apresenta a variação dos preços das commodities (representado pelo índice geral de preços de commodities da Commodity Research Bureau – CRB) e a variação da arrecadação de receitas administradas pela Receita Federal do Brasil (RFB), já considerados os efeitos da inflação ao consumidor.

A partir do gráfico acima, relacione as variações dos preços das commodities no mercad…



