O desenvolvimento de coleções como atividade de planejamento deve ter um plano detalhado preestabelecido, a fim de garantir um mínimo de continuidade ao processo e correções de rota, quando necessárias.
Trata-se de deixar clara a filosofia a nortear o trabalho bibliotecário no que diz respeito à coleção, mais exatamente de tornar público expressamente o relacionamento entre o desenvolvimento da coleção e os objetivos da instituição a que esta coleção deve servir, tanto devido à necessidade de um guia prático na seleção diária de itens quanto ao fato de ser tal documento uma peça-chave para o planejamento em larga escala.
Apenas a existência de tal documento pode garantir, pelo menos no limite do possível, uma coleção consistente e um crescimento balanceado dos recursos informacionais da biblioteca. Ou seja, a política irá funcionar como diretriz para as decisões dos bibliotecários em relação à seleção de material a ser incorporado ao acervo e à própria administração dos recursos informacionais. É ela que irá prover uma descrição do estado geral da coleção, apontar o método de trabalho para consecução dos objetivos e funcionar como elemento de argumentação do bibliotecário, dando-lhe subsídios para discussão com autoridades superiores, tanto para a obtenção de novas aquisições como para recusa de imposições estapafúrdias.
W. C. S. Vergueiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, 1989, Coleção Palavra-chave, n.º 1, p. 25 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto apresentado tem caráter motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
PLANEJAMENTO E ESTRUTURA DE POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS PARA BIBLIOTECAS
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 análise das necessidades dos usuários; [valor: 6,00 pontos]
2 política de seleção e aquisição; [valor: 7,00 pontos]
3 política de avaliação e desbaste; [valor: 3,00 pontos]
4 importância da segurança, da legitimidade e da autoridade do responsável pela gestão da biblioteca. [valor: 3,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma biblioteca jurídica está diante do desafio de selecionar e adquirir materiais informacionais e de consulta que possam se adaptar às demandas em constante mudança do campo jurídico. No entanto, essa tarefa tem sido dificultada por uma política de aquisição de material em que se priorizam autores renomados e editoras de prestígio, negligenciando-se a diversidade e a atualização da coleção. Em face da situação hipotética apresentada, proponha, em forma de texto dissertativo, a solução para o problema apresentado, abordando os seguintes aspectos:
1 ações necessárias em relação à política de desenvolvimento do acervo ou coleção; [valor: 4,00 pontos]
2 critérios de seleção e aquisição de mater…
Sabendo que as bibliotecas especializadas em ciências jurídicas têm a função de equipar a infraestrutura bibliográfica, documentária e informacional para apoiar todas as atividades inerentes à organização na qual está inserida e que, portanto, cabe à biblioteca satisfazer as demandas informacionais dos seus usuários para que eles desenvolvam adequadamente suas tarefas, redija um texto dissertativo a respeito da natureza dinâmica do acervo de informação jurídica. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 a informação jurídica e suas características e seu impacto na gestão de bibliotecas jurídicas; [valor: 15,00 pontos]
2 a formação de acervos jurídicos, em especial no que se refere à sele…
- Defina indexação.
- Explique as etapas do processo de indexação.
- Diferencie indexação manual de indexação automática.



