O que são fake news?
Fake news são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).
As fake news têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se seu conteúdo é verdadeiro.
O poder de persuasão das fake news é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com maior grau de escolaridade, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.
A produção e veiculação de fake news constituem um verdadeiro mercado. Esse universo é alimentado por pessoas de grande influência que contratam equipes especializadas nesse tipo de conteúdo viral. Essas equipes podem ser compostas por ex-jornalistas, publicitários, profissionais de marketing e profissionais da área de tecnologia. Para legitimar as fake news, as páginas que produzem e divulgam esse tipo de informação costumam misturar as publicações falsas com a reprodução de notícias verdadeiras de fontes confiáveis.
Internet: <brasilescola.uol.com.br> (com adaptações).
Falsa reportagem fotográfica alerta para manipulação de imagens
Veles é um nome ligado à desinformação: uma cidade da Macedônia do Norte que se tornou o centro de produção mundial de fake news. Isso motivou o fotógrafo Jonas Bendiksen a explorar os limites da imagem, inventando uma reportagem que conseguiu passar pelos filtros de verificação de sua profissão.
Devido às tecnologias que permitem criar imagens do zero graças à inteligência artificial, Bendiksen, com 20 anos de experiência, “começou a ter problemas para diferenciar as imagens artificiais das imagens reais”. Brincando com a história da cidade de Veles, ele publicou uma fotorreportagem em forma de livro, cujos protagonistas são pessoas criadas em 3D. O norueguês esperou meses para que sua fraude fosse descoberta. Queria provocar uma reflexão sobre o perigo das imagens manipuladas, mas, como ninguém descobria, Bendiksen inscreveu seu trabalho em um festival de fotojornalismo. E foi aceito.
A verdade só foi revelada quando Bendiksen anunciou sua falsificação em uma entrevista. A declaração do fotógrafo é reveladora: “Meu público é provavelmente formado pelas pessoas que mais conhecem o material visual, como fotógrafos e editores de imagem. E eles não reagiram quando viram a obra. Chegamos a um ponto em que a informação artificial pode enganar até o olho mais perspicaz”.
Internet: <em.com.br> (com adaptações).
Considerando que os textos precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema.
O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL PARA A PRODUÇÃO DE FAKE NEWS E OS POTENCIAIS RISCOS PARA A SOCIEDADE E PARA A DEMOCRACIA
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 relação entre as tecnologias digitais e a manipulação dos fatos; [valor: 6,00 pontos]
2 perigos das fake news para a sociedade e para a democracia; [valor: 7,00 pontos]
3 medidas que podem ser tomadas para minimizar esses riscos. [valor: 6,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
De acordo com relatório da UNESCO (2021), a inteligência artificial tem sido aplicada em áreas diversas, como saúde, segurança pública e educação, com potencial de ampliar a eficiência de serviços e facilitar a tomada de decisões. No entanto, o documento alerta que, sem parâmetros éticos claros, o uso desses sistemas pode gerar riscos à privacidade, à igualdade de oportunidades e à própria democracia, sobretudo quando algoritmos passam a influenciar diretamente a vida de milhões de pessoas.
Texto 2
Estudos de universidades brasileiras e organizações internacionais apontam que sistemas de IA podem reproduzir ou até intensificar preconceitos sociais. Exemplo disso ocorreu em Salvador (…
De acordo com o Ministério da Saúde, os transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho são resultado de contextos de trabalho em interação com o corpo e o aparato psíquico dos trabalhadores. Entre os contextos geradores de sofrimento, estão: (a) a falta de trabalho ou a ameaça de perda de emprego; (b) o trabalho desprovido de significação, sem suporte social, não reconhecido; (c) situações de fracassos, acidente de trabalho ou mudança na posição hierárquica; (d) ambientes que impossibilitam a comunicação espontânea, manifestação de insatisfações e sugestões dos trabalhadores em relação à organização; (e) fatores relacionados ao tempo, ao ritmo e ao turno de trabalho; (f) jor…
Se o idioma oficial do Brasil é o português, a língua predominante na justiça, ao longo dos tempos, tem sido o “juridiquês” — uma mistura de palavreado técnico com estilo rebuscado e doses abundantes de termos em latim, muito ao gosto dos profissionais do direito, mas de difícil compreensão para o público leigo.
No dia a dia dos processos, uma norma que se aplica a situações passadas tem efeito ex tunc; a repetição de uma situação jurídica é bis in idem; e, se for apenas para argumentar, pode-se dizer ad argumentandum tantum. E nem só de latim vive a complicação: denúncia virou exordial increpatória; inquérito policial, caderno indiciário; petição inicial, peça incoativa.
Ciente da importânc…



