O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) foi convidado por determinado município a realizar uma palestra, como parte das ações de saúde bucal organizadas pelo município, onde a água de abastecimento não possui fluoretação e onde ela advém prioritariamente de poços artesianos.
O município possui um relevante índice de frequência escolar, o que favorece as ações de integração intersetorial das áreas de saúde e educação.
Na condição de analista ministerial especializado – área de atuação: odontologia do MPTO designado para atender à demanda do município, redija um texto dissertativo que servirá de norteador para a palestra a ser apresentada. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 os três agravos bucais mais prevalentes em idade escolar; [valor: 3,00 pontos]
2 as indicações e as contraindicações, para a população em geral, do uso de bochechos fluorados e a periodicidade recomendada para esses bochechos; [valor: 4,00 pontos]
3 o mecanismo de ação e a concentração prevista de fluoretos nos dentifrícios na prevenção da cárie. [valor: 2,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Paciente do sexo masculino com 50 anos de idade procura atendimento odontológico com queixa de halitose. Refere ser diabético tipo 2 e fazer uso de medicação para o controle da diabetes. Ao exame clínico, identificam-se os seguintes achados: dente 17 endodonticamente tratado com núcleo metálico e coroa mal adaptada, sangramento à sondagem e bolsa periodontal maior que 5 mm, sem indícios de supuração no momento; prótese sobre implante em reposição ao dente 16, realizado há 3 anos; higiene oral regular. Em radiografia, o dente 17 apresenta radiolucidez na interface coroa/dente por mesial, imagem radiolúcida de aproximadamente 3 mm de extensão abaixo da furca, sinais de aumento de espaço perice…



