Atualmente, os novos sistemas computacionais aplicados à arquitetura que pretendem suprir as inúmeras lacunas da concepção e da construção estão voltados para os sistemas BIM (building information modeling). Esse novo instrumento para concepção arquitetônica e construção enfoca no modelo único tridimensional para o gerenciamento de todo o ciclo de vida do projeto, cobrindo desde a concepção, construção, integração dos projetos complementares até o desmonte da edificação. Visto que o modelo tridimensional específico é uma aproximação da realidade, modelado de acordo com os componentes reais de construção (como paredes, piso etc.), a característica de banco de dados visuais de famílias de objetos da construção nos novos sistemas computacionais aplicados à arquitetura deve abranger toda a gama de informações e atributos específicos de cada componente e que poderá vir a ser utilizado na confecção e na construção da edificação.
Considerando que as informações precedentes têm caráter unicamente motivador, redija, na condição de analista ministerial especializado – área de atuação: arquitetura e urbanismo membro da equipe responsável pela criação de uma nova edificação para o prédio sede do Ministério Público do Estado do Tocantins e designado para descrever a importância da aplicação de novas tecnologias no projeto de obras públicas, um texto dissertativo em que sejam abordados os seguintes aspectos:
1 possibilidades e barreiras na experimentação do processo de projetação bidimensional em comparação ao tridimensional; [valor: 3,00 pontos]
2 uso de modelos computacionais paramétricos dos sistemas BIM no processo de projetação arquitetônica; [valor: 3,00 pontos]
3 importância da implementação dos sistemas BIM nas obras públicas. [valor: 3,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A casa Falling Water (Casa da Cascata), de autoria do arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright, foi concebida a partir de sua integração ao curso de água que passa pela propriedade, sendo sua base as rochas do acidentado terreno. Algumas superam o nível inferior e aparecem junto à chaminé, considerado o lugar de reunião da família, o que, em certa medida, traz a cascata para dentro da residência e cria um núcleo vertical reforçado pela torre da chaminé, o ponto mais alto da casa. A edificação é formada por duas partes: a parte principal, construída entre 1936 e 1938, e o quarto de hóspedes, finalizado em 1939. A casa original contém ambientes simples: uma sala de estar ampla com uma cozi…
A administração da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) pretende deslocar seus escritórios administrativos para um único galpão térreo de 400 m2, com 3,5 m de pé direito. O galpão se localiza em uma movimentada área urbana da cidade de João Pessoa, a 5 m de distância das avenidas que contornam o lote. As paredes, o piso e a laje do galpão deverão ser reformados para alocar 80 trabalhadores auxiliares administrativos.
Visando à diminuição dos custos operacionais mensais e à utilização de estratégias sustentáveis de arquitetura para o novo local, a administração da empresa solicitou ao seu corpo técnico arquitetônico um esboço de projeto que contemplasse ao máximo o conforto ambient…
Arquitetura é universal. Só porque estou aqui não significa que eu produzo arquitetura brasileira. Eu olho ao redor, aproveito os recursos disponíveis, os materiais; reconheço o clima e assim vai. Ser arquiteto é uma questão de conhecimento — você explora o lugar e interpreta como responder a uma situação e um terreno particular. Arquitetura sempre foi e tem sido sobre técnica, arte e ciência. Se você não sabe ler ou escrever, você não pode inventar um poema. Você tem que saber essas ferramentas básicas. Tudo está em extrair conhecimento de disciplinas como história, antropologia, geologia, mecânica estrutural, construção, projeto, desenho e por aí vai, com interpretação espacial, que é cham…



