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Q285176 | Legislação Específica das Agências Reguladoras e Direito Administrativo
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto Peça Técnica/Prática60 linhas Resolução de Aluno +90%

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Teto de tarifa de ferrovias cairá 25% em média; diz ANTT

BRASÍLIA, 6 Set (Reuters) – O teto tarifário das concessões de ferrovias de carga cairá, em média, 25 por cento, como parte da primeira revisão de tarifas de concessionárias do setor aprovada nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Hoje já existe um preço aplicado inferior aos tetos. Em alguns casos, sequer haverá efeito no contrato”, ressaltou o gerente da Superintendência de Transportes de Cargas da ANTT, Fabio Barbosa.

A nova tabela de tarifas será publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, 10 de setembro, e os preços passam a valer 15 dias depois.

A proposta que foi para audiência pública em janeiro implicava em reduções médias das tarifas teto de 15 por cento para cargas gerais e de 40 por cento para cargas mais pesada.

Segundo Barbosa, o resultado final por tipo de carga ficou em redução média de 25 por cento para as cargas gerais e de 30 por cento para as cargas mais pesadas, principalmente os minérios.

A revisão tarifária, porém, vai variar de acordo com o produto e a empresa.

A medida vale para 11 concessionárias federais de ferrovias que atuam em uma malha de cerca de 28 mil quilômetros.

Segundo Barbosa, a revisão, a primeira desde o início das concessões, há 15 anos, levou a uma redução dos tetos porque “havia um descompasso entre a estrutura tarifária e a estrutura de custos da realidade operacional das empresas”.

Entre os efeitos da mudança, segundo o técnico da ANTT, estão a redução da volatilidade dos preços no setor, que afetavam principalmente os clientes que compravam transporte de cargas em contratos do tipo spot.

Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/teto-de-tarifa-de-ferrovias-caira-25-em-media-diz-antt,a199a418851ca310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html?utm_source=clipboard

Diante dos fatos narrados, elabore um Parecer Técnico sobre os conceitos básicos de regimes tarifários. Para a elaboração desse documento, o candidato deve, necessariamente, opinar tecnicamente acerca dos seguintes tópicos:

1) Qual modelo tarifário da situação narrada? Fundamente citando os dois componentes principais. [valor: 15,00 pontos]

2) Conceitue e exemplifique a regulação tarifária por taxa interna de retorno (custo do serviço).  [valor: 11,00 pontos]

3) Quais as vantagens e desvantagens da aplicação do modelo tarifário da situação? Cite pelo menos 3 de cada. [valor: 40,00 pontos]

4) Fundamente duas desvantagens da regulação tarifária por taxa interna de retorno (custo do serviço). [valor: 10,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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