Drex
O Digital Real X (abreviação: Drex) será uma moeda digital brasileira produzida e regulamentada pelo Banco Central do Brasil, a ser utilizada como a versão digital do real brasileiro, terá lastro da autoridade monetária brasileira e valor que corresponde ao do dinheiro físico emitido atualmente.
A moeda digital permite movimentar reais que não existem fisicamente, o que implicaria na diminuição de custos de emissão da moeda física e a facilitação da implementação de inovações tecnológicas como os contratos inteligentes. A previsão é que, quando a moeda receber seu lançamento, ela trabalhe com todos os métodos de pagamento já existentes, bem como se conecte a outros bancos centrais ao redor do mundo.
O objetivo do desenvolvimento do real em formato digital é desenhar uma moeda digital de banco central (da sigla em inglês CBDC, Central Bank Digital Currency), que seja parte do cotidiano das pessoas, sendo empregada por quem usa contas bancárias, contas de pagamentos, cartões ou dinheiro vivo.[8]
Contratos inteligentes
O real digital terá a capacidade de programar e automatizar diversas atividades relacionadas a transações financeiras. Isso envolve a programabilidade para operações financeiras através de algoritmos e scripts que permitem a execução automática de determinadas ações financeiras com base em condições predefinidas.
Tokenização
O projeto prevê uma capacidade de representar digitalmente ativos financeiros e de contratos por meio de tokens programáveis. Esses tokens podem ser utilizados para representar uma ampla gama de ativos, como moedas digitais, ações, títulos, commodities e até mesmo propriedades físicas.
Funcionamento
O Drex vai permitir que vários tipos de transações financeiras seguras com ativos digitais e contratos inteligentes estejam à sua disposição. Esses serviços financeiros inteligentes serão liquidados pelos bancos dentro da Plataforma Drex do Banco Central (BC), que é um ambiente em desenvolvimento utilizando a tecnologia de registro distribuído DLT (Distributed Ledger Technology).

Para se ter acesso à Plataforma Drex, será necessário um intermediário financeiro autorizado, como um banco. Esse intermediário fará a transferência do seu dinheiro depositado em conta para sua carteira digital do Drex, para que você possa realizar transações com ativos digitais com total segurança.
https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/drex
Tendo por contexto as informações apresentadas no texto acima, elabore um texto dissertativo a respeito de Inovação Tecnológica abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
- o conceito e as principais características de moeda; [valor: 7,50 pontos]
- as diferenças entre Drex e Pix; [valor: 8,00 pontos]
- o conceito de token; [valor: 8,00 pontos]
- um exemplo prático de contrato inteligente; [valor: 8,00 pontos]
- a relação entre Drex e blockchain; [valor: 8,00 pontos]
- a diferença entre Drex e criptomoedas; [valor: 8,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Tendo em vista que o XP é um dos modelos de engenharia de software ágil indicado para times pequenos e médios que desenvolvam software baseado em requisitos, redija um texto dissertativo, citando e descrevendo três valores do XP [valor: 26,00 pontos]; três práticas do XP [valor: 25,00 pontos]; e três papéis dos membros da equipe XP [valor: 25,00 pontos].
O Open Group, criado em 1996 a partir da fusão entre o consórcio X/Open e a Open Software Foundation, reúne empresas e instituições da indústria de tecnologia da informação comprometidas com o desenvolvimento e a promoção de padrões abertos para infraestrutura e interoperabilidade computacional. Entre suas diversas contribuições, destaca-se o SOA Source Book, um conjunto de definições, análises, recomendações e modelos de referência voltados ao apoio de organizações e profissionais que buscam compreender, implementar e gerir soluções baseadas na Arquitetura Orientada a Serviços (SOA).
A arquitetura orientada a serviços consolidou-se como um dos principais paradigmas de integração tecnológica…
Uma instituição pública deseja modernizar seu sistema interno de gestão de solicitações administrativas, atualmente baseado em planilhas e troca de e-mails. O novo sistema será desenvolvido como uma aplicação web, acessível a servidores e gestores, permitindo registro de novas solicitações (ex.: passagens, diárias, TI, manutenção); consulta e atualização do status; anexação de documentos; e visualização gerencial de pendências e tempos de atendimento.
A equipe de desenvolvimento decidiu adotar a arquitetura MVC (Model–View–Controller) para garantir separação de responsabilidades, baixa acoplamento e facilidade de manutenção.
No projeto, definiu-se que o Model representará entidades como Soli…



