TEXTO 1
Temperatura média atinge recorde no Brasil pelo quarto mês seguido em 2023

Nos últimos meses, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) vem realizando uma análise meteorológica específica para o Brasil, utilizando dados de temperatura média do ar das estações meteorológicas espalhadas por todo o território nacional. De acordo com o levantamento, as temperaturas ficaram acima da média histórica nos meses de julho a outubro, como mostra a tabela anterior. O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Adaptado de: https://portal.inmet.gov.br/noticias/temperatura-m%C3%A9dia-atinge-recorde-no-brasil-pelo-quarto-m%C3%AAs-seguido.
Acesso em: 20 nov. 2023.
TEXTO 2
2023 provavelmente será o ano mais quente já registrado, dizem cientistas
As temperaturas médias mundiais durante os três meses do verão (junho, julho e agosto) foram as mais elevadas já registradas, anunciou nesta quarta-feira (6) o observatório europeu Copernicus. A instituição afirmou também que 2023 provavelmente será o ano mais quente da história. “[…] Os fenômenos meteorológicos extremos afetam todos os cantos do planeta”, afirmou em um comunicado. […] “Dado o excesso de calor na superfície dos oceanos, 2023 provavelmente será o ano mais quente que a humanidade já conheceu”, disse Samantha Burgess, vice-diretora do serviço de mudança climática do Copernicus.
A base de dados de Copernicus remonta a 1940, mas pode ser comparada com o clima dos milênios anteriores, estabelecido graças aos anéis das árvores e aos núcleos de gelo, e sintetizado no relatório mais recente do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU). A partir dessa base de dados, “os três meses que acabamos de vivenciar foram os mais quentes em quase 120 mil anos, ou seja, desde o início da história da humanidade”, afirmou Burgess.
Adaptado de: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2023/09/2023-provavelmente-sera-o-ano-mais-quente-ja-registrado-dizemcientistas.shtml. Acesso em: 20 nov. 2023.
TEXTO 3
Calor extremo
O verão no hemisfério sul ainda nem começou, mas o Brasil já vem enfrentando dias de calor intenso – e a tendência é piorar ainda mais, já que as previsões meteorológicas indicam temperaturas recordes nos próximos dias, com termômetros marcando cerca de 5 graus acima da média, e por um período prolongado.
Estar exposto ao calor extremo associado ao tempo seco sem cuidados básicos pode causar alterações no organismo que trazem riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com a saúde mais fragilizada. Por isso, todo cuidado é pouco.
Adaptado de: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/calor-extremo-entenda-como-as-altas-temperaturas-afetam-o-corpo-e-a-saude/. Acesso
em: 19 nov. 2023.
A partir da leitura dos textos 1, 2 e 3, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Os impactos do calor extremo na sociedade brasileira”, em modalidade escrita formal da língua portuguesa. Organize e relacione, de forma coerente e coesa, valores, opiniões, crenças, hipóteses e ideias para defesa do seu ponto de vista.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Hábitos sustentáveis
Hábitos sustentáveis são rotinas de comportamento que visam reduzir os impactos negativos das nossas ações sobre o meio ambiente e a sociedade. Eles envolvem desde escolhas de consumo até práticas de cidadania e solidariedade.
Adotar hábitos sustentáveis é importante para contribuir com o desenvolvimento sustentável, que é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: o econômico, o social e o ambiental.
Ao adotar hábitos sustentáveis no nosso dia a dia, nós podemos economizar recursos naturais, evitar des…
O atual modelo de desenvolvimento rural e agrícola do Brasil está passando por uma transição. O grande desafio é superar a dicotomia entre produção e proteção ambiental, por meio da integração dos objetivos e instrumentos das políticas ambientais e agrícolas dentro do marco geral do desenvolvimento sustentável.
Fazer a transição para o desenvolvimento rural sustentável depende da motivação e construção de consensos, mediados por uma relação democrática e com diálogo entre a política ambiental e as populações rurais. A transição para a sustentabilidade do rural é entendida e conduzida como parte estruturante do projeto de desenvolvimento nacional em curso, cujo objetivo central é assegurar o …
TEXTO 1
O que é “Sustentabilidade” (turismo sustentável)?
Entende-se o Turismo Sustentável como sendo uma orientação geral, e não uma forma de turismo ou um segmento de mercado específico. Ele visa à satisfação das necessidades socioeconômicas nas regiões receptoras e dos visitantes, através do cuidado e do respeito aos aspectos culturais, à integridade dos ambientes naturais e à diversidade biológica, de modo que este patrimônio seja mantido para as gerações futuras.
Adaptado de: https://paineis.turismo.gov.br/sense/app/6c7ee682-c424-4b78-b98a-5bf04e66309f/sheet/5589e238-576d-417c-a1a4-be6ec0087667/state/analysis. Acesso em: 2 dez. 2023.
TEXTO 2
Turismo sustentável
O Turismo Sustentável tem…



