Os dois fragmentos a seguir fazem parte do artigo intitulado “O direito à cidade: entre a segregação socioespacial e a busca por cidades sustentáveis”, utilizado como referência nesta questão.
[…] Atualmente, as cidades modernas possuem funções sobrepostas como: habitar, trabalhar, passear entre outras, sendo que as funções privilegiadas na cidade pós-liberal são as produtivas, com destaque para as terciárias, como comércio e circulação. Uma questão patente nas cidades contemporâneas é o fato de que os direitos e as benesses angariados em termos históricos não estariam disponíveis a todos. Além disso, no processo de formação dos centros urbanos, houve transformações que trouxeram graves problemas sociais, como desigualdades, deficiência na prestação de serviços públicos e inseguranças ligadas especificamente às questões urbanas. O meio ambiente urbano é um mosaico irregular produzido pela atuação de agentes sociais no contexto da sociedade capitalista, cuja sobreposição do âmbito econômico determinou a formação de áreas e espaços estruturalmente hierarquizados. Elementos como a heterogeneidade de renda, o grau de instrução, a etnia, a qualidade das habitações, dentre outros, são determinantes e, ao mesmo tempo, produtos dessa segregação. Nesse cenário brasileiro de desigualdade econômica, sociopolítica e cultural, ampliam-se as áreas periféricas, num processo de favelização e segregação espacial, com espaços urbanos estigmatizados e desvalorizados. Na prática, esse processo tem sido reproduzido e aprofundado ao longo dos anos, afastando-se eventuais políticas públicas que tragam maior sustentabilidade urbana para as presentes e futuras gerações.
[…] Analisar-se-ão, no quarto item deste artigo, alguns fatores que interferem na consecução do direito à cidade sustentável, previsto no Estatuto da Cidade, Lei nº 10.257 de 2001. Aqui, parte-se da ideia pautada na legislação nacional de que a política urbana brasileira deve ter por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante diretrizes gerais como a garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações.
GONÇALVES JUNIOR, L. C. ; BODNAR, Z. ; BIANCHI, P. O direito à cidade: entre a segregação socioespacial
e a busca por cidades sustentáveis. Revista de Direito da Cidade, v. 13, n. 3, p. 1270-1272, 2021. ISSN 2317-
7721. DOI: 10.12957/rdc.2021.51380. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/issue/view/2597.
Acesso em: 19 jan. 2024. Adaptado.
Nesse contexto, elabore um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas, considerando, obrigatoriamente, informações dos fragmentos, no qual:
• aborde a possibilidade de todos os habitantes de uma cidade, seja no meio urbano ou rural, terem ou não igualmente o direito de viver, de circular por toda ela e de participar do seu planejamento, buscando assegurar os seus direitos fundamentais de uma qualidade de vida digna, e fundamente com a explicitação de três elementos necessários para que isso se concretize;
• proponha uma ação para uma política pública com o objetivo de promover uma cidade sustentável e explicite duas contribuições que tal ação oferece para o alcance desse objetivo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Para a realização de seu planejamento estratégico, uma instituição pública realizou a contratação de uma consultoria externa, a qual recomendou a utilização da metodologia balanced scorecard para elaboração do mapa estratégico.
Considerando a situação hipotética apresentada anteriormente, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Conceitue planejamento estratégico e explique sua finalidade.
2 Apresente as perspectivas trabalhadas na metodologia balanced scorecard (BSC).
3 Descreva a finalidade de cada uma das perspectivas do BSC e exemplifique-as.
De acordo com o Manual de Oslo, as inovações podem ser classificadas em quatro tipos: de produto/serviço, de processo, organizacional e de marketing.
Dentre esses tipos de inovação, um exemplo foi a criação de um larvicida biológico por uma startup com foco em biotecnologia, um produto inofensivo ao homem, mas eficaz contra as larvas do Aedes aegypti. Sua formulação contém cristais proteicos, produzidos por uma bactéria (Bti) que provoca a mortalidade das larvas. O Bti para ação larvicida já era utilizado na agricultura, mas o produto da empresa é o primeiro a ser disponibilizado com formulação e concentração que permite o uso doméstico e a venda livre.
Embora a empresa tenha nascido com…
O clima organizacional é um conjunto de percepções, conceitos e sentimentos que as pessoas compartilham sobre a organização e que afetam de uma forma ou de outra, positiva ou negativa, o modo como as pessoas ou grupos interagem uns com os outros no ambiente de trabalho.
Uma pesquisa de clima organizacional facilita a consciência do grau dos processos de motivação atuais. São consideradas como Fatores Constitutivos do Clima organizacional as seguintes dimensões a comporem um questionário de pesquisa: autonomia; trabalho em equipe; padrões de desempenho individual; recompensa; clareza nas políticas organizacionais; relacionamento interpessoal; liderança. Esses elementos relacionam-se a motiva…



