A rápida evolução da Tecnologia da Informação (TI) e o crescimento da demanda por recursos computacionais obrigam as empresas a buscarem formas eficientes de implementar, gerir e escalar as suas aplicações e a sua infraestrutura. Nesse contexto, surge o conceito de DevOps (Desenvolvimento e Operações), que, de acordo com a RedHat[1], é “uma abordagem de cultura, automação e design de plataforma que tem como objetivo agregar mais valor aos negócios e aumentar a capacidade de resposta às mudanças por meio de entregas de serviços rápidas e de alta qualidade”.
A conteinerização, em conjunto com o Kubernetes como plataforma de orquestração, surgiu como uma tecnologia transformadora que permite às organizações atender a demandas de DevOps. De acordo com a Gartner[2], “as tecnologias de contêineres fornecem a velocidade e a agilidade necessárias para viabilizar estratégias de negócios digitais. Os líderes de infraestrutura e operações devem aproveitar este Hype Cycle para alcançar inovação, valor, agilidade e eficiência”.
Essa transformação da infraestrutura de TI que adota metodologias ágeis e automação de processos é conhecida como infraestrutura ágil. Dentre várias estratégias para esse tipo de automação, é possível citar a infraestrutura como código (Infrastructure as Code – IaC). As estratégias de automação da infraestrutura de TI são essenciais para acompanhar o ritmo acelerado da transformação digital das empresas. De acordo com a Gartner[3], “até 2025, 70% das organizações implementarão automação de infraestrutura estruturada para oferecer flexibilidade e eficiência, acima dos 20% em 2021”.
[1] Introdução ao DevOps. RedHat, 2022. Disponível em: https://www.redhat.com/pt-br/topics/devops. Acesso em: 14 jan. 2024.
[2] SMITH, D. Hype Cycle for Container Technology. Gartner, 2023. Disponível em: https://www.gartner.com/en/documents/4526999. Acesso em:
14 jan. 2024.
[3] RIMOL, M. 4 Predictions for I&O Leaders on the Path to Digital Infrastructure. Gartner, 2022. Disponível em: https://www.gartner.com/en/articles/
4-predictions-for-i-o-leaders-on-the-path-to-digital-infrastructure. Acesso em: 14 jan. 2024.
Considere o contexto apresentado e redija um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas em que, de forma fundamentada:
• explique como contêineres e Kubernetes se relacionam com o conceito de DevOps e apresente dois benefícios dos contêineres para DevOps;
• explique a funcionalidade de cada um dos componentes de um cluster Kubernetes completo e funcional;
• explique o funcionamento de uma infraestrutura como código (Infrastructure as Code – IaC);
• explique a diferença entre as abordagens de IaC declarativa e de IaC imperativa.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os produtos de software feitos por uma equipe de desenvolvimento demonstraram baixa qualidade no ambiente de produção. Devido a reclamações, foi feita uma auditoria que levantou os seguintes fatos:
- • a especificação das funcionalidades era muito informal;
- • durante os testes de integração, os componentes integrados não funcionavam como especificado, causando retrabalho pelos desenvolvedores de componentes;
- • todos os testes eram feitos à mão e, como isso demorava, nem sempre eram feitos todos os testes necessários;
- • não havia uma homologação das funcionalidades com o usuário antes do produto entrar em operação;
- • não havia uma reflexão da equipe de modo a entender como melhorar o seu proce…
Em 2016, o Ipea publicou uma pesquisa denominada “Sobrenomes e Ancestralidade no Brasil” [1], que buscava determinar a ancestralidade dos sobrenomes dos brasileiros.
Na primeira fase do trabalho, foram obtidos 71.404 pares de sobrenomes-ancestralidade a partir de diversas fontes históricas. Em uma segunda fase, usando nomes de 46,8 milhões de brasileiros encontrados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) Migra de 2013, foram obtidos dois sobrenomes para cada indivíduo, resultando em uma base com 530 mil sobrenomes únicos.
Nesse ponto, ficou claro que muitos sobrenomes únicos não estavam na base criada a partir da fonte histórica. O motivo principal eram erros de digitação. Então, foi…
Plano de Dados Abertos do Banco Central do Brasil
Maio/2023 – Abril/2025
A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal foi instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e tem por objetivo a disponibilização na internet – por parte de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional – de dados e informações acessíveis ao público que possam ser livremente lidos por máquina, usados, cruzados e reutilizados, fomentando-se o controle social, o desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento da cultura de transparência pública e a inovação nos diversos setores da sociedade. Atendendo ao disposto no referido Decreto, o Ouvidor, na qualidade de au…



