A divulgação jornalística das instituições na mídia não é um processo simples e linear. Tem caráter intencional e negociado, evidenciando, do início ao fim, o que a instituição considera importante e interessante em um acontecimento para que ele ganhe o estatuto de notícia, bem como que estratégias utiliza para que esse acontecimento passe a ter existência pública. Primeiro, existe uma clara intenção da maioria das instituições de se colocar, junto à imprensa, como uma referência em seu campo de atuação; depois, nem tudo o que acontece nas instituições transforma-se em notícia para a imprensa, embora, em geral, elas disponham de estrutura própria ou terceirizada; e, por fim, a produção da notícia institucional envolve campos de interesses distintos, ora convergentes, ora divergentes.
A notícia institucional, portanto, deixa de ser um “simples espelho da realidade” — perspectiva segundo a qual “os fatos estão lá”, nas instituições, bastando aos assessores de imprensa ou aos jornalistas dos veículos relatá-los — e passa a ser encarada como um processo de interação social e de uma série de negociações, o que empresta a ela um papel sociopolítico nas sociedades contemporâneas. O que leva uma instituição a querer ser referência junto à imprensa? Que efeitos ela pretende com sua presença na mídia? O que determina que alguns acontecimentos ocorridos, gerados ou promovidos pela instituição, tenham existência pública e outros não? Como ocorre o processo de produção da notícia institucional?.
Graça França Monteiro. A notícia institucional. In: Jorge Duarte (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia.
São Paulo: Atlas, 2011 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da notícia institucional. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 a notícia como forma de construção da realidade; [valor: 13,00 pontos]
2 a importância da presença da instituição na mídia; [valor: 10,00 pontos]
3 a seleção de uma notícia institucional publicável. [valor: 5,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A empresa possui um elemento tangível, a identidade, que influencia as percepções de seus diversos públicos, que, por sua vez, constroem imagens que podem ser positivas ou negativas e que desempenham um papel crucial na definição da confiança depositada na empresa. Uma confiança positiva não apenas representa uma vantagem competitiva valorosa e acessível, mas também atua como uma proteção durante períodos de crise.
Belmiro Ribeiro da S. Neto. Comunicação corporativa e confiança:
construção e defesa da imagem favorável. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
Considerando o texto precedente como unicamente motivador, redija um texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.
1 Discorra so…
A ouvidoria de determinado órgão público recebeu reclamação de um cidadão insatisfeito com o atendimento realizado pelo órgão em relação à prestação de informações sobre determinado procedimento administrativo. De acordo com o relato do cidadão, o servidor responsável pelo atendimento foi impaciente e não esclareceu de forma clara e adequada suas dúvidas, deixando-o sem as informações necessárias para a continuidade do processo, o que lhe gerou sentimento de frustração, visto que não conseguiu avançar no procedimento administrativo.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca da atuação da ouvidoria na resolução de problemas relacionados ao atendimento…
Cobrir uma guerra é um dos maiores desafios da profissão, sob vários ângulos: o da segurança, o logístico, o financeiro e, principalmente, o ético. Expõe destruição e cadáveres, mas também feridas ideológicas e políticas. Manter um enviado especial no palco de uma guerra é arriscado e custa caro. Muitos jornalistas são feridos ou morrem em coberturas de atentados, conflitos, guerras e revoluções.
Internet: <jb.com.br> (com adaptações).
Nações Unidas – ONU News
Um profissional da imprensa morreu a cada quatro dias em 2022, diz UNESCO
A UNESCO revelou que 86 jornalistas e trabalhadores da mídia foram mortos no mundo, no ano passado. A agência estima que, durante o período, a cada quatro…



