No Município Alfa, lei municipal ordinária do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis Inter Vivos (ITBI) estabelece que o alienante do imóvel – e não o seu adquirente – é contribuinte desse imposto e que seu fato gerador ocorre no momento da lavratura da escritura pública de compra e venda.
Maria deseja vender um imóvel situado no território do Município Alfa para uma entidade sindical de trabalhadores, que ali irá instalar sua sede.
Diante desse cenário, responda aos itens a seguir.
A) Poderia mera lei ordinária municipal fixar o contribuinte do ITBI como sendo apenas o alienante do imóvel?
B) O fato gerador do ITBI pode ser fixado no momento da lavratura da escritura pública de compra e venda?
C) Incide o ITBI sobre tal alienação feita a uma entidade sindical de trabalhadores?
Obs.: a mera resposta afirmativa ou negativa, desacompanhada da devida justificativa, não garante pontuação. Como não haverá consulta à legislação, a citação correta do número de artigo de legislação não é estritamente necessária para a obtenção da pontuação integral.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Fazenda Pública Estadual ajuizou execução fiscal contra a sociedade empresária Beta, Indústria e Comércio Ltda.
As tentativas de citação da pessoa jurídica no endereço constante dos registros cadastrais foram frustradas. Assim, foi requerida a inclusão no polo passivo da execução de dois antigos sócios: João, que era sócio-gerente à época do fato gerador do tributo inadimplido, mas se retirou regularmente da sociedade antes do ajuizamento da execução fiscal; e Maria, que ingressou posteriormente ao inadimplemento do tributo e é administradora da sociedade empresária atualmente.
Com base na situação descrita, responda, fundamentadamente, aos itens a seguir.
a) Indique os requisitos para o r…
A Lei Complementar nº 214/2025 regulamentou o modelo de “split payment” para fins de arrecadação do IBS e da CBS. A norma trouxe novos procedimentos envolvendo prestadores de serviços de pagamento, documentos fiscais e a sistemática de segregação automática dos tributos.
Considerando o caso narrado acima, responda, de forma fundamentada, de acordo com a Constituição Federal de 1988, a Emenda Constitucional nº 132/2023 e a Lei Complementar nº 214/2025:
1. Conceitue o modelo de “split payment”, indicando como ocorre o recolhimento do IBS e da CBS e qual o objetivo da sua adoção.
2. Indique quais são os vínculos operacionais exigidos no procedimento de “split payment” e como esses vínculos são …
Determinado contribuinte, fabricante de livro eletrônico (e-book) solicitou, junto ao Estado X, a repetição de indébito tributário, na via administrativa, dos valores pagos a título de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, referentes à comercialização dos e-books no mercado interno, por entender que não havia incidência do imposto sobre a referida operação.
A decisão administrativa denegou a restituição de indébito. Em consequência, pretende o contribuinte ajuizar ação anulatória da decisão administrativa.
Destaca-se que não há, no âmbito do Estado X, lei estadual que discipline a incidência de juros de mora para a atualização de débitos tributários estaduais.
Sobr…



