Leia os textos a seguir.
Texto I
Alguns supermercados e lojas comerciais em todo o mundo, inclusive no Brasil e em Anápolis, colocaram caixas ‘self-service’ para que os clientes possam pagar suas próprias compras sem precisar interagir com uma pessoa para controlar e registrar os produtos. Tradicionalmente, no caso destes estabelecimentos, o controle é exercido por um funcionário no caixa, e a inovação é deixar o próprio consumidor controlar o processo de compra e pagamento, utilizando-se do princípio da confiança na integridade do cliente. Não obstante, verifica-se que os sistemas de autoatendimento têm alguns controles ao longo da operação e os estabelecimentos colocam funcionários orientando e fiscalizando o processo.
Texto II
Lei que agiliza processamento do ITCD é sancionada pelo Executivo
Foi sancionada pelo Poder Executivo e publicada no Diário Oficial a Lei Estadual nº 21.915, (…), que trata do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD).
(…), o dever de apuração e pagamento do imposto será atribuído ao contribuinte, sem qualquer participação prévia da Administração Tributária, exceto pela disponibilização do sistema informatizado em que se dará todo o trâmite da declaração e do pagamento do imposto.
(…) Caso seja constatada diferença a menor entre o imposto devido e o montante calculado e pago pelo sujeito passivo, a diferença será lançada de ofício no prazo decadencial.
Disponível em:
<https://portal.al.go.leg.br/noticias/132817/lei-que-agiliza-processamento-do-itcd-e-sancionada-pelo-executivo>. Acesso em: 01 dez. 2023.
A partir dos textos apresentados, discorra sobre as vantagens e desvantagens para o consumidor/cidadão ou para a organização/administração pública deste tipo de controle baseado no ambiente de controle (ética e integridade) e no princípio da confiança, citando ao menos uma vantagem e uma desvantagem.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Comissão de Gestão e Inovação do Tribunal de Justiça (TJ) se reuniu para discutir formas de aumentar o controle dos agentes públicos, mas sem prejudicar a eficiência do órgão. No âmbito das discussões, ressaltou-se que o controle excessivo é uma regressão ao modelo burocrático, logo, deveria ser evitado. Por outro lado, defendeu-se que a governança e a accountability são ferramentas de controle criadas no âmbito do modelo de Administração gerencial, por isso, devem ser implementadas. Além disso, frisou-se que o TJ, no âmbito do controle orçamentário e financeiro, já adota ferramentas de controle e planejamento, uma vez que segue as diretrizes descritas nas leis orçamentárias.
Tendo como ba…
Leia o caso a seguir.
Na função de Assistente Administrativo, você foi designado com a responsabilidade pelo planejamento e organização de coleta de dados para a elaboração de relatórios estatísticos, planos e programas. Diante desse desafio, torna-se imperativo introduzir melhorias contínuas nessas atividades.
A partir do caso apresentado, explique como a aplicação do ciclo PDCA pode ser fundamental para aprimorar o processo de coleta de dados e elaboração de relatórios. Logo após, elabore um plano prático, destacando ações concretas que poderiam ser implementadas para otimizar o processo, considerando os princípios do PDCA.



