Clima organizacional e cultura organizacional são dois conceitos muito estudados dentro da Administração e de extrema importância para o atingimento dos objetivos elencados no planejamento estratégico da organização. Defina esses dois conceitos e explique quais são os três níveis de cultura descritos por Schein.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Quando examinamos atentamente cultura e liderança, vemos que são dois lados da mesma moeda; nem uma nem a outra pode, realmente, ser entendida por si própria. Por um lado, as normas culturais definem como determinadas nações ou organizações definem liderança – quem será promovido, quem chamará a atenção dos seguidores. Por outro lado, pode-se argumentar que a única coisa de real importância que os líderes fazem é criar e gerenciar a cultura; que o talento único dos líderes é sua capacidade de entender e trabalhar com a cultura; e que é um ato final de liderança destruir a cultura, quando ela é vista como disfuncional. Explique como liderança e cultura estão conceitualmente entrelaçadas.
Entre as tarefas típicas da gestão de pessoas em organizações destacam-se o recrutamento e a seleção. Acerca desse assunto, redija um texto atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir.
1 Diferencie os conceitos de recrutamento interno, recrutamento externo e seleção de pessoas.
2 Indique duas técnicas de recrutamento, apresentando suas características e vantagens.
O processo de tomada de decisão é sempre muito importante na gestão de empresas e no papel do administrador. Entendendo esta importância descreva o passo a passo do processo de tomada de decisão.



