Refletindo sobre a relevância do treinamento como estratégia de ensino nas organizações, desenvolva uma análise crítica considerando seus impactos no desenvolvimento profissional e no alcance dos objetivos organizacionais, descrevendo como o treinamento se diferencia de outras formas de ensino e por que é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais. Ao responder, utilize argumentos embasados em teorias de aprendizagem, práticas de recursos humanos e exemplos concretos que exemplifiquem os pontos discutidos.
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Clima organizacional e cultura organizacional são dois conceitos muito estudados dentro da Administração e de extrema importância para o atingimento dos objetivos elencados no planejamento estratégico da organização. Defina esses dois conceitos e explique quais são os três níveis de cultura descritos por Schein.
O planejamento estratégico deve considerar as variáveis internas e externas da empresa, também chamadas de microambiente, pois estas influenciam o ambiente e as ações de seus respectivos stakeholders. Além disso, o planejamento estratégico debruça-se sobre as variáveis incontroláveis, como a economia, a geografia, a demografia, entre outras. O processo de planejamento estratégico deve ser sistêmico e integrado com o ambiente de negócios escolhido pela empresa para desenvolver as suas atividades. Esta deve identificar quais variáveis ambientais influenciam de forma mais direta suas ações e resultados, devendo monitorar suas mudanças e transformações a fim de alcançar a sua perfeita integração…
Quando examinamos atentamente cultura e liderança, vemos que são dois lados da mesma moeda; nem uma nem a outra pode, realmente, ser entendida por si própria. Por um lado, as normas culturais definem como determinadas nações ou organizações definem liderança – quem será promovido, quem chamará a atenção dos seguidores. Por outro lado, pode-se argumentar que a única coisa de real importância que os líderes fazem é criar e gerenciar a cultura; que o talento único dos líderes é sua capacidade de entender e trabalhar com a cultura; e que é um ato final de liderança destruir a cultura, quando ela é vista como disfuncional. Explique como liderança e cultura estão conceitualmente entrelaçadas.



