Análise o texto apresentado a seguir:
Situação 1
O reconhecimento facial em aeroportos brasileiros já é uma realidade. A tecnologia é criticada por quem considera que ela pode violar o direito à proteção de dados pessoais, à privacidade e à não discriminação.
Empresas do setor aeroportuário alegam que a tecnologia diminui o tempo de espera dos passageiros e evita filas.
O reconhecimento facial combina a coleta de imagens, dados biométricos, inteligência artificial e bancos de dados, os chamados bigdatas.
https://www12.senado.leg.br/
Situação 2
Vazamento de dados afeta dois milhões de passageiros de grandes companhias aéreas
A SITA, empresa de tecnologia e sistemas para o setor aeronáutico, confirmou, por meio de nota, que foi vítima de um ataque cibernético, levando a um incidente de segurança envolvendo o vazamento de dados que estavam armazenados nos seus servidores que, por sua vez, processam informações de passageiros para companhias aéreas.
A nota foi emitida apenas na quinta-feira (4), em confirmação à gravidade do incidente de segurança de dados que ocorreu em 24 de fevereiro de 2021. Segundo a empresa, medidas imediatas para contatar os clientes afetados e todas as organizações relacionadas foram tomadas.
“Reconhecemos que a pandemia da COVID-19 levantou preocupações sobre ameaças à segurança e, ao mesmo tempo, os cibercriminosos se tornaram mais sofisticados e ativos. Este foi um ataque altamente sofisticado. A SITA agiu rapidamente e iniciou medidas de contenção. O assunto continua sob investigação contínua pela Equipe de Resposta a Incidentes de Segurança da SITA com o apoio dos principais especialistas externos em segurança cibernética”, disse a empresa em nota.
Segundo o site Skift, as seguintes companhias já confirmaram terem sido afetadas e contataram seus passageiros: Cathay Pacific, Finnair, Japan Airlines, Jeju Air, Lufthansa, Malaysia Airlines, New Zealand Air, SAS, Singapore Airlines, United Airlines, American Airlines e British Airways. De todas essas, a mais afetada parece ser a Lufthansa com 1,3 milhão de registros vazados.
https://aeroin.net/vazamento-de-dados-afeta-dois-milhoes-de-passageiros-de-grandes-companhias-aereas/
Diante das situações apresentadas, elabore um texto sobre proteção de dados de segurança, informações de segurança e fontes relacionadas (“Protection of safety data, safety information and related sources”), conforme recomendações da OACI, no qual atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir:
- Faça uma análise, a partir da Situação 1, indicando se a crítica ao reconhecimento facial é pertinente e explique como as ações e promoções da segurança podem melhorar a coordenação e a colaboração entre diferentes organizações, conforme a OACI. [valor: 10,00 pontos]
- 2. Partindo do caso concreto, na Situação 2, cite os objetivos de ser criar uma política de proteção de dados, conforme recomendações da OACI aos reguladores. [valor: 9,00 pontos]
- Com base fato narrado na Situação 2, explique uma medida a ser tomada para evitar novos incidentes e quais outras medidas (mínimo 3) os Estados podem adotar conforme recomendação da OACI. Exemplifique as medias para o caso concreto. [valor: 10,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um órgão público enfrenta múltiplos incidentes cibernéticos em sua infraestrutura de TI. Nas primeiras horas da manhã, o portal institucional torna-se indisponível devido a um ataque DoS evoluindo para DDoS, originado de diferentes IPs, possivelmente coordenados por botnet. Paralelamente, servidores e usuários passam a receber e-mails fraudulentos com links para captura de credenciais, caracterizando phishing.
Durante a contenção, surgem novos alertas: o DNS começa a redirecionar requisições para domínios maliciosos (DNS Poisoning) e pacotes suspeitos com IP Spoofing e ataques ICMP tipo ping da morte são identificados. Em switches internos, ocorre MAC Flooding, permitindo violação de tráfego…
Em 28 de abril de 2021, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) sofreu um ataque cibernético atribuído ao grupo REvil. O ransomware criptografou arquivos e sistemas, deixando os serviços indisponíveis e interrompendo as atividades do tribunal. Os cibercriminosos exigiram um resgate de US$ 5 milhões para a liberação dos dados.

https://www.welivesecurity.com/br/2021/05/04/tj-rs-sofre-ataque-provocado-pelo-ransomware-revil/?utm_source=chatgpt.com
Consequências Imediatas
O ataque suspendeu os prazos de processos físicos e eletrônicos a partir de 28 de abril de 2021 e gerou a indisponibilidade de serviços como o sistema de gestão interna (GRP Thema) e o sistema de mediação e con…
Criptografia
No passado, as comunicações entre os povos distantes eram feitas a partir de mensagens escritas. Mas temendo que elas fossem interceptadas por outras pessoas, foi desenvolvido, com o passar dos tempos, várias técnicas para tentar ocultar a mensagem através de códigos secretos ou cifras (SILVA, 2006). A base desta ideia está na cumplicidade entre emissor e receptor final da mensagem, caso contrário, decifrá-la dependeria fortemente da habilidade do receptor em decifrar.
A criptografia trata de métodos e técnicas para transformar a mensagem em outra, de difícil compreensão, em que somente o seu destinatário legítimo possa decifrá-la, tendo assim acesso à mensagem inicial. O ato de…



