Concorrência: gênesis, teorias estáticas e dinâmicas
A concorrência tem sido a propulsora dos mercados antes mesmo da emergência dos meios de troca amplamente usados. Mas a grande questão é tentar compreendê-la em sua “gênesis”, como um fator indispensável para a melhoria das condições econômicas dos consumidores ao longo tempo. E isto decorre de uma lógica bem simples: quanto maiores os níveis de disputa entre os competidores no mercado, melhores serão as alternativas diante dos consumidores e maiores os benefícios gerados a parir deste embate. Deste modo, a concorrência é consequência de um esforço gerado no mercado, no qual cada produtor enfrenta concorrentes, rivais, empunhando variadas estratégias para tornar o produto oferecido mais atraente aos olhos dos consumidores. Apesar disso, no contexto das inter-relações entre ofertantes e demandantes entende-se que pode ocorrer prevalência do interesse daqueles sobre o destes, por isto, há várias teorias econômicas que buscam compreender como é gerada a competição nos mercados, sendo as mais conhecidas a clássica ou neoclássica; e as que evolutivas ou mais dinâmicas que não desprezam algumas características como, por exemplo, a diferenciação dos bens ou serviços, as estratégias empresariais das empresas etc.
Neste contexto, supondo que determinado candidato foi escaldo como economista responsável a analisar o que ocorre com este mercado onde demandantes e ofertantes atuam sob a perspectiva da concorrência perfeita. Os dados coletados possibilitaram a construção econométrica com parâmetros e estimadores dentro dos intervalos de confiança, com um R² de mais de 95% sobre as variáveis estudadas, obtendo as seguintes funções sobre o produto analisado:
Função demanda: D = 30 – x
Função oferta: O = x² + 10
Onde x é quantidade do bem ou serviço envolvido.
Sob a perspectiva do texto balizador, proceda aos seguintes cálculos, gráficos e, em seguida, disserte de forma objetiva e clara evidenciando:
a) o gráfico, mostrando as áreas de equilíbrio do mercado, do excedente do produtor e do consumidor.
b) cálculo do ponto de equilíbrio (preço e quantidades produzidas/consumidas), que opera o mercado sob a ótica da concorrência perfeita.
c) o valor do excedente gerado pelo consumidor, ou seja, aquela quantidade cujas quantidades demandadas são maiores que as ofertadas pela firma.
d) o valor do excedente produzido pela empresa, ou seja, aquela quantidade cujas quantidades demandadas são inferiores às quantidades produzidas pela firma.
e) fatores condicionantes que a teoria clássica pressupõe para justificar sua base teórica sobre o “equilíbrio atômico ou estático” de mercado e fatores que as teorias econômicas mais ajustadas com o “equilíbrio dinâmico” do mercado, tendo o economista Joseph Schumpeter, como expoente maior, utilizam para explicar a dinamicidade que ocorre nos mercados.
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