sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q263254 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: Instituto ConsulpamVer cursos
Ano: 2021
Órgao: PM SP - Polícia Militar do Estado de São Paulo
Cargo: Soldado

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Texto 1

O empreendedorismo está relacionado a construir, com as próprias mãos, a carreira. A função principal de um empreendedor é a de abrir uma empresa com o objetivo de desenvolvê-la e gerar lucros. Nesse contexto, a ambição de muitos empreendedores, ao criarem um negócio, é o motor principal para a geração de novos empregos e de novas oportunidades de trabalho. Em outras palavras, uma vida melhor para muitas famílias pode começar com a vontade de uma única pessoa em criar um novo produto.

(Nicole Martins Ferreira. “O que é empreendedorismo? Definições e significados”. www.oberlo.com.br, 04.09.2020. Adaptado)

Texto 2

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em uma pesquisa divulgada com dados até 2018, mais de 70% das empresas fundadas no país fechavam as portas em menos de dez anos de atividade. Na prática, cerca de uma em cada cinco empresas fecharam as portas em menos de um ano em operação, ou seja, 18,5% do total. Com o passar do tempo, a taxa de sobrevivência das companhias no país diminui paulatinamente. Com cinco anos em operação, cerca de metade das empresas no Brasil já encerraram as atividades.

(Alessandra Saraiva. “Maioria das empresas no país não dura 10 anos, e 1 de 5 fecha após 1 ano”. https://valor.globo.com, 22.10.2020. Adaptado)

Texto 3

Paulo Feldmann, professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), destaca que uma das maneiras para solucionar parte da crise econômica é transformar o trabalhador desempregado em microempreendedor. Essa foi a alternativa encontrada por Cristiane Martins que, aos 39 anos, se define como microempreendedora, já que vende doces e salgados produzidos por ela. A nova ocupação surgiu depois de vivenciar a dificuldade decorrente da falta de vagas no mercado de trabalho. Outro exemplo é o de Nathália Albuquerque que, após ficar desocupada, adquiriu uma máquina para as personalizações de camisetas e, por mês, tem lucro que varia de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Segundo ela, além do retorno financeiro, trabalhar com isso significa liberdade, pois ela não depende de ninguém para ter salário e trabalha na hora em que quiser.

(Augusto Fernandes, Maria E. Cardim. “Criatividade contra a crise”. www.correiobraziliense.com.br, 26.05.2019. Adaptado)

Texto 4

Toda vez que alguém é demitido do lugar onde trabalhava durante anos, logo vem aquele velho conselho: “por que você não pega esse dinheiro que recebeu e abre o próprio negócio?”. Apesar de ser inegável o potencial da ação empreendedora para gerar emprego, é preciso contrapor a visão de muitos de que ela por si só é capaz de resolver todos os problemas desse campo.

Seguindo uma vertente mais tradicional do empreendedor voltado a atender clientes, se considerado o capital inicial necessário para a abertura de uma pequena empresa, seja uma padaria ou uma franquia, o empreendedorismo não é uma solução para todos e só poderá sê-la para pouquíssimos.

Numa segunda vertente em que o empreendedor presta serviços a outra empresa, substituindo uma rígida relação patrão-empregado, o freelancer tem a possibilidade de trabalhar para múltiplos patrões. Todavia uma inserção precária nesse mercado reserva aos freelancers trabalhos por ordenados baixíssimos ou nulos e inexistência de garantias trabalhistas, como férias remuneradas e aposentadoria. Além disso, é fácil trocar profissionais em trabalhos operacionais que são abundantes.

(Gustavo Barreto. “Por que o empreendedorismo talvez não seja a solução dos nossos problemas”. https://papodehomem.com.br, 07.03.2016. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

O EMPREENDORISMO PODE SER UMA SOLUÇÃO EFICAZ PARA O DESEMPREGO?

Esta questão foi adaptada para 30 linhas. Banca original: Vunesp

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaInstituto Consulpam

Texto I

Brasil é um país de cultura hierárquica, injusto, desigual e violento, encontrando-se em processo histórico-social incompleto de modernização, oriundo de matriz aristocrático-familística, e, portanto, marcado pela precariedade, ineficiência e descaso pelo que é público, pela negação de direitos e por uma cultura de violência. O que a historiografia, a sociologia e a antropologia brasileiras vêm constatando em seus estudos é que a modernização brasileira é marcada por fortes crises em face da dialética que movimenta sua estrutura sociocultural, entre modernidade e tradição.

No país, desconfia-se do governo, das autoridades e dos cidadãos. Uma cultura de respeito aos direitos de iguald…

“– Permita que me apresente, Senhor! – disse Caspian, ajoelhando e beijando a pata do Leão. – Bem-vindo seja, príncipe – disse Aslam. Sente–se bastante forte para reinar em Nárnia? – Bem, não sei – respondeu Caspian. – Não passo de um garoto. – Muito bem! – replicou Aslam. – Se dissesse que tinha a certeza, seria prova de que não estava apto a reinar. Por isso, abaixo de mim e do Grande Rei, será rei de Nárnia, Senhor de Cair Paravel e Imperador das Ilhas Solitárias. Você e os seus descendentes, enquanto durar a sua raça. (…)”

Fonte: C.S Lewis – As Crônicas de Nárnia – Volume 4
(Príncipe Caspian)

“Muitas pessoas da Geração Z são frágeis em termos de bem-estar e autoestima. Para enfrent…

Por uma renovada ética no serviço público brasileiro

Apesar de o Brasil ter iniciado o processo de profissionalização do serviço público em 1937, em período autoritário, e a Constituição democrática de 1988 ter estabelecido a obrigatoriedade do concurso, a estabilidade e o Regime Jurídico Único, tal ethos são se consolidou em todas as carreiras e organizações do setor público. Vários estudos mostram associação direta entre az características do profissionalismo, impessoalidade e imparcialidade do serviço serviço civil e o crescimento econômico, a qualidade dos bens públicos, o combate à corrupção e a estabilidade democrática. Carreiras públicas estruturadas, estabilidade funcional, salários …

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários