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Q251965 | Serviço Social
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: CAM DEP - Câmara dos Deputados
Cargo: Analista Legislativo - CAM DEP

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Em um contexto histórico marcado pelo conservadorismo, pela intensificação dos discursos de ódio contra as chamadas minorias, pelos fortes ataques à democracia, pela constante violação de direitos humanos e pela crescente criminalização da pobreza, fica evidente a importância de reafirmar, cada vez com mais veemência, a defesa intransigente dos Direitos Humanos, respaldada pelos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social (CRESS-MG, 2022).

Neste sentido, a população trans é um dos segmentos mais afetados pelo preconceito e pelas opressões. Travestis e transexuais sempre estiveram presentes no cotidiano de atuação do Assistente Social, e “(…) o que estas pessoas, com muita frequência, esperam do/a assistente social não é muito diverso do que o conjunto da população usuária espera: que favoreçam seu acesso a direitos e serviços.” (CFESS, 2016).

Tendo como pressuposto que o/a Assistente Social trabalha com a população trans em diversos espaços sócio-ocupacionais e que o CFESS/CRESS já se posicionou a este respeito, notadamente por meio das Resoluções nº 489/06 e nº 845/18, responda aos itens a seguir.

a. De que modo se manifesta socialmente o binarismo de gênero, notadamente no cotidiano profissional do/a Assistente Social.

b. Indique os fundamentos que embasaram as Resoluções CFESS 489/06 e 845/2018, no que concerne

1. aos valores consagrados no Projeto Ético-Político do Serviço Social.

2. aos princípios do Código de Ética (cite um e o relacione à questão trans).

c. Considerando os princípios que fundamentam as Resoluções CFESS 489/06 e 845/2018, apresente a conduta esperada do Assistente Social no atendimento a essa população.

d. Apresente duas condutas ou práticas do exercício profissional que caracterizem contribuições do Serviço Social na luta contra o preconceito e na efetivação de direitos, em especial no processo transexualizador.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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