Em um contexto histórico marcado pelo conservadorismo, pela intensificação dos discursos de ódio contra as chamadas minorias, pelos fortes ataques à democracia, pela constante violação de direitos humanos e pela crescente criminalização da pobreza, fica evidente a importância de reafirmar, cada vez com mais veemência, a defesa intransigente dos Direitos Humanos, respaldada pelos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social (CRESS-MG, 2022).
Neste sentido, a população trans é um dos segmentos mais afetados pelo preconceito e pelas opressões. Travestis e transexuais sempre estiveram presentes no cotidiano de atuação do Assistente Social, e “(…) o que estas pessoas, com muita frequência, esperam do/a assistente social não é muito diverso do que o conjunto da população usuária espera: que favoreçam seu acesso a direitos e serviços.” (CFESS, 2016).
Tendo como pressuposto que o/a Assistente Social trabalha com a população trans em diversos espaços sócio-ocupacionais e que o CFESS/CRESS já se posicionou a este respeito, notadamente por meio das Resoluções nº 489/06 e nº 845/18, responda aos itens a seguir.
a. De que modo se manifesta socialmente o binarismo de gênero, notadamente no cotidiano profissional do/a Assistente Social.
b. Indique os fundamentos que embasaram as Resoluções CFESS 489/06 e 845/2018, no que concerne
1. aos valores consagrados no Projeto Ético-Político do Serviço Social.
2. aos princípios do Código de Ética (cite um e o relacione à questão trans).
c. Considerando os princípios que fundamentam as Resoluções CFESS 489/06 e 845/2018, apresente a conduta esperada do Assistente Social no atendimento a essa população.
d. Apresente duas condutas ou práticas do exercício profissional que caracterizem contribuições do Serviço Social na luta contra o preconceito e na efetivação de direitos, em especial no processo transexualizador.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em um shopping center da cidade, um grupo de cinco adolescentes entre 14 e 17 anos decide se encontrar e passar a tarde juntos. Algumas pessoas que estão no local, percebendo o perfil do grupo de adolescentes, começam a olhar com desconfiança e a sussurrar entre si, criando um clima de tensão. Em um determinado momento, um dos funcionários da segurança do shopping se aproxima do grupo, questionando-os se eles estão ali para causar problemas. Os adolescentes sentem-se constrangidos pela abordagem ostensiva. Essa situação cria um ambiente hostil para os jovens, que, mesmo sem ter cometido ato infracional, enfrentam um questionamento sobre seu comportamento.
Com base na situação descrita, anali…
O estudo realizado em 2020 pela operadora de saúde Prevent Senior, com pacientes de covid-19, é o ponto de partida para a discussão sobre a ética nas pesquisas com seres humanos feita no episódio 78 do Outra estação, programa da Rádio UFMG Educativa. Na produção, professores das faculdades de Medicina e de Direito da UFMG abordam as possíveis infrações éticas cometidas pelos pesquisadores da operadora.
O programa também explica qual é a maneira correta de se conduzir pesquisas em saúde com seres humanos no Brasil, as legislações que regulamentam a prática e por que seguir essas regras é tão importante não apenas para quem participa do estudo, mas para toda a sociedade. O Outra estação també…
Leia o fragmento e responda aos itens a seguir.
A Constituição Federal de 1988, define Seguridade Social como o conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade destinado a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Assim, a Seguridade Social visa a promover o estabelecimento de uma sociedade mais igualitária, agindo como um sistema de proteção social.
Segundo Sposati (2013): o modelo brasileiro de proteção social não partiu do reconhecimento universal enquanto direito de todos os trabalhadores; sua lógica seletiva foi incluindo paulatinamente segmentos da força de trabalho ativa. Afirma ainda que: “demandatários de proteção so…



