A Resolução CNSP nº 391, de outubro de 2020, estabelece regras para emissão de dívida subordinada por sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, resseguradores locais e entidades abertas de previdência complementar, constituídas sob a forma de sociedades anônimas. Uma dívida subordinada classificada nessa norma pode ser uma debênture, uma nota comercial ou qualquer outro instrumento de dívida emitido por uma sociedade seguradora ou entidade aberta de previdência complementar, dentre outras.
Nesse contexto, considere a hipótese de que uma entidade aberta de previdência complementar tenha interesse em emitir uma dívida subordinada. Sabendo-se que, em conformidade com a Resolução CNSP nº 391, de 2020, há procedimentos a serem adotados, elabore um texto, apresentando:
• as informações que devem ser incluídas na comunicação que a entidade deve fazer à Superintendência de Seguros Privados (Susep): prazo e duas características /condições da emissão;
• o que compõe o capítulo Núcleo de Subordinação, que deve fazer parte do documento que ampara a emissão de dívida subordinada: citar dois itens que devem estar presentes nesse capítulo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
T é funcionário de determinada instituição financeira e foi convidado para atuar como gerente no Departamento Financeiro, que também é responsável pela contabilidade geral da empresa. Após examinar a organização do setor, ele verifica que estão ausentes elementos que se revelam necessários para o cumprimento dos ditames normativos. Assim, apresenta pleitos à diretoria da instituição para reorganizar a área e convida Z para ocupar o cargo de auditor interno. Nos termos da Resolução CMN nº 2554/1998, existem várias normas para aplicação à auditoria interna.
Nesse contexto, elabore um texto, abordando, com base na respectiva Resolução:
• a inserção da auditoria interna no sistema de controle;
•…
A supervisão e a fiscalização do sistema de previdência complementar fechado são realizadas pela Previc. Sendo assim, as entidades fechadas de previdência complementar devem observar as exigências regulamentadas pela Previc.
Nesse contexto, quanto ao conteúdo do estudo técnico que abrange a adequação das hipóteses atuariais e a obtenção de autorização de utilização de taxa de juros fora do intervalo, considerando-se o tratamento de contribuições e pagamentos de benefícios nas diversas modalidades de planos de entidades fechadas de previdência complementar, elabore um texto, que apresente os seguintes aspectos:
• o conceito de Teste de Adequação de Passivos e a sua importância para a entidade…
O segmento de seguros privados é um mercado regulado e, portanto, as entidades que nele operam estão sujeitas à supervisão pelo agente regulador desse segmento (Susep), e também à obrigatoriedade de fornecer informações adicionais a esse agente, possibilitando a atividade regulatória. A partir de 2022, a Susep passou a exigir das entidades supervisionadas por ela a elaboração do Relatório Consolidado Prudencial (RCP).
Nesse contexto, considerando as exigências normativas para a elaboração do RCP, e de acordo com o Manual de Práticas e Procedimentos Contábeis do Mercado Segurador (Susep, 2022), elabore um texto, abordando:
• qual é o objetivo do RCP;
• qual é o perfil da entidade supervisiona…



