O Sr. J. S. é um jovem contador, com o devido registro no Conselho Regional de Contabilidade, que tem pretensão de atuar como auditor independente de uma grande firma de auditoria. O Sr. J. S. fez estágio em uma firma durante o curso de graduação e tem se dedicado para prestar o exame de qualificação técnica, que lhe permitirá buscar uma posição para atuar na área. Uma das primeiras coisas que o jovem J. S. aprendeu, a partir do estudo da NBC PA 400, foi que, na realização de trabalhos de auditoria, requer-se que as firmas cumpram com os princípios fundamentais e sejam independentes. Porém, J. S. também aprendeu que há situações em que a independência é ameaçada, o que pode acarretar muitas implicações para o trabalho de autoria. Assim, J. S. começou a levantar algumas dúvidas sobre o assunto, tais como:
• Quando se inicia e quando se encerra o período em que o auditor deve ser independente?
• Quando surge uma ameaça à independência?
• Quais ações podem ser adotadas para tratar ameaças à independência?
• O que deve ser documentado sobre independência para trabalhos de auditoria?
• Quais procedimentos adotar quando o auditor identifica uma violação de disposição de independência?
Elabore um texto, que, à luz da NBC PA 400, responda às dúvidas do jovem contador.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A NBC CTA 02, de 27 de fevereiro de 2015, tem por objetivo orientar os auditores independentes na emissão de seu relatório sobre as demonstrações contábeis referentes aos exercícios findos a partir de 30 de dezembro de 2010.
O item 18 dessa norma apresenta as orientações para o caso de a entidade optar pela apresentação das demonstrações contábeis de forma separada.
No contexto da apresentação das demonstrações contábeis de forma separada por opção da entidade, e de acordo com a NBC CTA 02/2015, elabore um texto abordando:
• Em que consiste essa apresentação das demonstrações contábeis de forma separada;
• Quais as providências que o auditor independente deve adotar quanto à emissão do relat…
- Rotação do Ativo (Giro do Ativo);
- Margem de lucro (Margem líquida);
- Retorno sobre o Ativo.
b) a finalidade e a interpretação técnica dos três indicadores acima mencionados utilizados na Revisão Analítica. [Valor: 7,50 pontos]
O Conselho Federal de Contabilidade, nas normas contábeis NBC TA, trata dos aspectos técnico-conceituais da Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica.
Nesse contexto, a NBC TA 200 (R1)/2016 — Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria — estabelece:
Objetivos gerais do auditor
11. Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:
-
- obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis…



