No texto abaixo, analisa-se a importância do meio ambiente para a vida na Terra e apontam-se ações necessárias para protegê-la. Esse texto tem o objetivo de situar a discussão e deve ser usado como motivador para a produção de sua redação. Não o copie.
Preservar o meio ambiente é garantia para uma sadia qualidade de vida
“Tentamos proteger a árvore, esquecidos de que ela é que nos protege” (ANDRADE, C. Drummond. In: O avesso das coisas.)
O desenvolvimento equilibrado, capaz de propiciar a vida e a reprodução das espécies e distintas formas de vida, encontra-se sob permanente ameaça, em especial pela ação dos seres humanos. A preservação do meio ambiente é um desafio da maior prioridade para a sobrevivência do planeta, da vida e da própria espécie humana, que não cansa de o destruir. Constitui-se em uma imensa e urgente tarefa para toda a coletividade e todas as esferas do poder público, para garantir a todos um ambiente adequado para se produzir, reproduzir e viver com qualidade sadia de vida, como dispõe a nossa carta magna no artigo 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
É preciso trabalhar na erradicação da pobreza e da miséria, oferecendo oportunidades para geração alternativa de renda; combatendo a liberação indiscriminada de agrotóxicos em grandes áreas rurais; fiscalizando a aplicação das leis nos casos de crimes ambientais; e, por fim, evitando flexibilização do licenciamento ambiental.
No que tange ao ambiente urbano, urge uma política de descarte e promoção do consumo consciente, simultânea com investimentos em saneamento básico, reúso das águas, energia limpa, reciclagem, dentre outras medidas, para que tenhamos uma janela aberta para o futuro e não corramos o risco de um desembarque sem volta.
Isso pressupõe um forte envolvimento e compromisso por meio de atitudes ativas para a construção de uma sociedade sustentável. A espécie humana e as demais espécies vivem, compartilham, produzem e reproduzem em um ambiente que precisa ser equilibrado e saudável.
HORA, A. M. M. Preservar o meio ambiente é garantia para uma sadia qualidade de vida. Disponível em: https://direitodiario.com.br. Acesso em: 15 jul. 2022. Adaptado.
Considerando os aspectos apresentados, selecionando e organizando, de forma coerente e coesa, argumentos para a defesa de seu ponto de vista, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que o seguinte tema seja discutido:
Meio ambiente e qualidade de vida
No desenvolvimento do tema, o candidato deverá
a) demonstrar domínio da escrita-padrão;
b) manter a abordagem nos limites da proposta;
c) redigir o texto no modo dissertativo-argumentativo (não serão aceitos textos narrativos nem poemas);
d) demonstrar capacidade de selecionar, organizar e relacionar argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) se voltam a orientar a ação global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Os 17 objetivos oferecem uma visão compartilhada de um futuro promissor e fornecem um roteiro para orientar políticas, programas e investimentos em direção a esse objetivo comum. No Brasil, a ONU está implementando 300 atividades-chave, com 188,3 milhões de dólares em recursos, em diferentes localidades, de forma a contribuir para que se atinja a Agenda 2030 no país.
Gráfico 1: Recursos Investidos pela ONU em 2024

A Ag…
Sabe-se que o concurso público deve visar contratar servidores que possuam vocação para trabalhar na Administração Pública. Partindo dessa premissa, o Governo Federal publicou o Guia Referencial para Concursos Públicos. O texto abaixo foi retirado deste guia:
Valorização do ethos e da vocação nos concursos públicos
No contexto profissional das servidoras e dos servidores públicos, o ethos pode ser visto como a forma pela qual essas pessoas interpretam e cumprem suas funções. Essa é uma questão relevante, porque servidoras e servidores tomam muitas decisões de impacto na vida dos cidadãos e no funcionamento do próprio Estado e devem atuar visando aos interesses da sociedade. Caso não percebam…
O atual modelo de desenvolvimento rural e agrícola do Brasil está passando por uma transição. O grande desafio é superar a dicotomia entre produção e proteção ambiental, por meio da integração dos objetivos e instrumentos das políticas ambientais e agrícolas dentro do marco geral do desenvolvimento sustentável.
Fazer a transição para o desenvolvimento rural sustentável depende da motivação e construção de consensos, mediados por uma relação democrática e com diálogo entre a política ambiental e as populações rurais. A transição para a sustentabilidade do rural é entendida e conduzida como parte estruturante do projeto de desenvolvimento nacional em curso, cujo objetivo central é assegurar o …



