A álgebra da segurança
Vencedor do Grande Prêmio de Teses, matemático investiga a existência e a concepção de polinômios adequados para implementação de sistemas de criptografia
A criptografia estuda a construção de algoritmos matemáticos que codifica dados enviados pelo usuário em algum meio digital de comunicação, a fim de que essas informações só possam ser lidas pelo seu destinatário. É utilizada, por exemplo, com o intuito de evitar roubos de dados ou de senhas em navegadores de internet, sistemas de cartões de crédito, aplicativos de bancos ou de mensagens.
“Embaralhando seu conteúdo, a criptografia reforça a segurança de uma mensagem ou um arquivo contra invasores”, explica o matemático Lucas da Silva Reis, professor adjunto no Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. “Dessa forma, a decodificação de uma mensagem criptografada requer também uma chave específica, que pode ser formada por um conjunto de polinômios – expressões algébricas compostas de números (coeficientes) e letras (partes literais). Somente o remetente e seu destinatário detêm essa chave”, completa.
Segundo Lucas Reis, a instalação desse “embaralhamento” pode ser executada por meio dos “polinômios de permutação”. Durante seu doutorado em Matemática, ele estudou a existência e a construção de polinômios mais adequados para esse processo. Sua pesquisa, Contemporary topics in finite fields: existence, characterization, construction and enumeration problems, venceu, em outubro de 2019, o Grande Prêmio de Teses da UFMG, no grupo das Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.
Extraído de https://ufmg.br/comunicacao/publicacoes/boletim/edicao/2079/a-algebra-da-seguranca
Considerando o caráter motivador do texto apresentado, discorra sobre a diferença entre os conceitos de algoritmos simétricos e assimétricos de criptografia; descreva o funcionamento de um exemplo de cada um desses tipos de algoritmos e indique como esses algoritmos podem ser usados para implementar o mecanismo de assinatura digital.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Acompanhamento de controles críticos de segurança cibernética das organizações públicas federais
O processo de transformação digital das organizações públicas, ao mesmo tempo em que disponibiliza aos cidadãos cada vez mais serviços digitalizados, acessíveis por meio de aplicativos e/ou de sítios na Internet, torna essas organizações progressivamente mais dependentes de soluções de tecnologia da informação (TI), em especial de ferramentas de software, bases de dados e sistemas informatizados. Aliada a essa dependência tecnológica, a pandemia da Covid-19 forçou as organizações a expandirem rapidamente o regime de trabalho remoto. Consequentemente, aumentou a quantidade de acessos externos às s…
Uma empresa está implementando um projeto de interconexão de suas redes locais entre sua matriz e filial, as quais residem em cidades diferentes, como forma de agilizar o trâmite de informações e documentos entre elas. O objetivo do projeto é que matriz e filial tenham acesso à mesma rede, conforme figura a seguir.

A matriz possui 254 hosts possíveis e a filial possui a mesma capacidade de hosts, porém existem 2 vlans subdividindo a rede na metade. Durante o processo de implementação do link, um prestador de serviço instalou o malware_1 na aplicação, o qual permitia o retorno do prestador de serviço quando quisesse à aplicação. Este descobriu usuário e senha da aplicação de um funcionário d…
Sefaz-MT investe R$ 6 milhões em tecnologia da informação
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso está ampliando a capacidade de armazenamento de banco de dados. Para isso, foram investidos mais de R$ 6 milhões para que a disposição dos equipamentos utilizados atualmente seja triplicada, o que trará mais segurança às informações dos contribuintes. A solução utilizada pela Sefaz-MT é o Oracle Exadata, um conjunto de equipamentos servidores e software especializado em processamento e armazenamento de banco de dados de altíssima performance para o processamento de informações. O investimento em Tecnologia da Informação possibilitará a diminuição de quedas nos sistemas fazendários e garantirá mai…



