O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) recebeu mais uma oficina com foco na conectividade na educação. A parceria da autarquia é com a Universidade Federal do Ceará (UFC) que, por meio de um grupo de pesquisa capitaneado pelo professor José Macedo, coordenador técnico-científico do Departamento de Computação da Universidade, formulou um projeto de conectividade na educação a ser replicado em programas de educação básica do FNDE.
O objetivo geral do projeto é desenvolver estudos científicos e tecnológicos com o intuito de projetar e implementar uma plataforma de dados que permitirá integrar e analisar fontes de dados relacionados a programas e ações do FNDE. Com isso, pretende-se implantar um novo modelo de governança das ações estratégicas voltadas para a educação básica.
https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/fnde-recebe-oficina-com-foco-na-conectividade-na-educacao
Tendo como a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.384/1996), bem como demais diretrizes e bases da educação, discorra sobre:
A RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO
Ao abordar o tema, discorra, necessariamente, sobre o que se pede a seguir:
1 a organização da educação básica no Brasil.
2 a possibilidade de ensino tecnológico na educação básica.
3 o contexto atual de utilização de ferramentas de inteligência artificial no cotidiano em geral e na educação em particular.
4 as potencialidades do uso da inteligência artificial em processos de ensino-aprendizagem, apresentando, no mínimo, dois exemplos desse tipo de ferramenta no contexto educacional.
5 os limites do uso da inteligência artificial em processos de ensino-aprendizagem.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O crescimento do acesso de crianças e adolescentes a ambientes digitais trouxe novos desafios à proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/1990). Questões como a exposição precoce a conteúdos impróprios, a coleta abusiva de dados pessoais e a chamada adultização de crianças em redes sociais tensionam o princípio da prioridade absoluta e exigem respostas normativas e tecnológicas. Nesse contexto, ganha relevância o conceito de “segurança por design”, que implica a incorporação, desde a concepção de plataformas digitais, de mecanismos de proteção adequados à faixa etária e ao desenvolvimento infantil.
Com base nesse cenário, redija um texto dissertat…
A edição de 2024 da Pesquisa Retratos da Leitura — a mais completa e aprofundada pesquisa sobre os hábitos de leitura do brasileiro — informa que, nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a proporção de não leitores é maior que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro — impresso ou digital — de qualquer gênero.
Internet: <www.publishnews.com.br> (com adaptações).
A leitura é a chave para o conhecimento e o início do processo de compreensão do mundo e da importância das políticas públicas, assim como é fundamental para o aprimoramento da escrita. É um dir…
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) lançou recentemente a proposta de incrementar as investigações com inteligência artificial. A metodologia prevê ensinar um robô a fazer a leitura de dados específicos e os cruzamentos chave para a investigação.
O objetivo é desenvolver mecanismos que possam acelerar o combate à corrupção, fraudes e crimes cibernéticos. Isso é possível porque os softwares de última geração não apenas compreendem significados de conteúdos dentro dos documentos como também fazem correlações, sendo possível analisar milhares de páginas e estabelecer conexões automaticamente.
Clarisse Sieckenius de Souza. Avanço da inteligência artificial revoluciona
p…



