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Q244471 | Agronomia (Engenharia Agronômica)
Banca: Instituto AOCPVer cursos
Ano: 2023
Órgao: INCAPER - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
Cargo: Agente

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O Produto Interno Bruto do Estado do Espírito Santo, no ano de 2021, foi de R$ 156,6 bilhões. Destes, aproximadamente R$ 47 bilhões estão ligados ao agronegócio. Cerca de 80% dos municípios capixabas possuem no Agronegócio sua principal fonte de renda e, dentre as principais cadeias produtivas locais, destacam-se a cadeia produtiva do café, a bovinocultura de leite, a bovinocultura de corte, a avicultura, a suinocultura, a piscicultura e o cultivo do cacau.

O perfil agrário do Estado indica a preponderância de Agricultores Familiares, os quais se apresentam, geralmente, mais dependentes de políticas públicas que fomentem sua produção e, em especial, suas formas organizacionais e suas estratégias de coordenação.

Quando falamos em “estratégias de coordenação”, estamos adentrando em uma área do agronegócio que define o relacionamento entre os elos de uma cadeia produtiva ou mesmo de um sistema agroindustrial. A depender do grau de maturidade em gestão empresarial e em empreendedorismo, verificam-se dois possíveis cenários quanto à coordenação no agronegócio: o primeiro, voltado para sistemas mais maduros e pujantes do ponto de vista econômico, caracterizado como “coordenação endógena”, e o segundo voltado para cadeias produtivas mais incipientes, nas quais apenas o relacionamento econômico entre os elos é que define sua proximidade, chamado de “coordenação exógena” ou “coordenação dependente de atores externos”.

De modo geral, a Agricultura Familiar e suas cadeias produtivas possuem a fraqueza de depender, em especial, dos atores ligados à Extensão Rural Oficial para que as relações entre os elos produtivos sejam mais favoráveis e que haja maior nível de protagonismo dos agricultores e suas famílias.

Diversos projetos ligados ao escopo da coordenação exógena têm sido conduzidos no Brasil e, dentre os melhores, projetam-se os Arranjos Produtivos Locais. Nosso questionamento é sobre este assunto.

Mediante o exposto defina o que é um Arranjo Produtivo Local, demonstrando seu conceito, participantes e função da ATER oficial para sua dinamização. Ainda, cite dois benefícios de tais arranjos para a Agricultura Familiar.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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