Leia o texto a seguir.
Pescadoras testam armadilha sintética para captura de camarão de água-doce na Amazônia

A pesca artesanal do camarão de água-doce na foz do Rio Mazagão, no sul do Amapá, está passando por uma transformação que contribui para a sua sustentabilidade: o uso de armadilha sintética. […] A armadilha tradicional ainda utilizada pela maioria dos ribeirinhos da região possui frestas (distância entre talas) de três milímetros, em média. Essa abertura permite a captura também do camarão imaturo ou em fase inicial de reprodução. A inovação proporciona captura de animais de tamanho uniforme, resultando em aumento de renda para o pescador. A novidade é resultado de testes de uso realizados pela Embrapa Amapá com pescadoras da Associação das Mulheres Produtoras Agroextrativistas da Foz do Rio Mazagão Velho e pescadores de localidades próximas ao estuário amazônico.
Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa
Agropecuária (Embrapa).
Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/36412332/pescadoras-testam-armadilha-sintetica-para-captura-decamarao-de-agua-doce-na-amazonia. Acesso em: 30 mar. 2023.
Considerando o conteúdo do texto e que você, como Engenheiro de Pesca, deve desenvolver estudos sobre técnicas de captura visando ao manejo da ictiofauna e à sua gestão, como você avalia o uso da armadilha sintética como um dispositivo inovador ao manejo e à gestão sustentável do camarão amazônico? Cite uma espécie de camarão de água doce nativa da região e o nome dado à armadilha tradicionalmente utilizada na sua captura extrativa.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um produtor da região Amazônica está procurando uma maneira viável de desenvolvimento rural a partir da exploração das riquezas de sua floresta tropical sem a degradação dos recursos naturais. Sabendo do potencial de sua floresta, fez opção pela exploração de produtos florestais não madeireiros (PFNMs), como sementes. Você, como engenheiro florestal, foi contratado para participar desse trabalho realizando um projeto de quantificação desses produtos florestais não madeireiros. Considerando a situação apresentada descreva os métodos de quantificação que poderiam ser adotados.
Leia o texto a seguir.
Pescadoras testam armadilha sintética para captura de camarão de água-doce na Amazônia

A pesca artesanal do camarão de água-doce na foz do Rio Mazagão, no sul do Amapá, está passando por uma transformação que contribui para a sua sustentabilidade: o uso de armadilha sintética. […] A armadilha tradicional ainda utilizada pela maioria dos ribeirinhos da região possui frestas (distância entre talas) de três milímetros, em média. Essa abertura permite a captura também do camarão imaturo ou em fase inicial de reprodução. A inovação proporciona captura de animais de tamanho uniforme, resultando em aumento de renda para o pescador. A novidade é resultado de testes de u…



