“Em 2020, um estudante universitário de Psicologia se forma e, prestes a adentrar o mercado de trabalho, “estoura” uma pandemia mundial de Covid-19. Esse recém-formado que realizou toda sua formação pautada pelas relações grupais, organizacionais e institucionais, bem como o atendimento presencial, se vê impossibilitado de exercer esse tipo de atividade devido às orientações de isolamento social dos órgãos cabíveis. Assim, como uma grande parcela dos profissionais da Psicologia, teve que descobrir novas maneiras para exercer sua atuação pautado pelas tecnologias de informação. Considerando o caso, em 2020, em pleno surto de Covid-19, a Fiocruz, juntamente com o Ministério da Saúde, lançou uma cartilha com “Recomendações aos psicólogos para o atendimento on-line”. Nesse informativo, destaca-se o importante papel dos profissionais da atenção psicossocial em uma epidemia com as características da Covid-19. Nesse contexto, aprendemos com experiências de outros países sobre os impactos da pandemia na saúde mental e a relevância na implementação de serviços estratégicos de atenção psicossocial. Consequentemente, o atendimento a partir do modelo remoto ofereceu algumas vantagens já que corroborou com as recomendações de distanciamento social, quarentena e/ou isolamento domiciliar. Contudo a migração para esse modelo exigiu adequações da prática do psicólogo. Nesse contexto traçado, quais as reações e os cuidados para com a saúde mental e apoio psicossocial
direcionadas ao profissional psicólogo pertinentes aos conteúdos evocados?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“Em 2020, um estudante universitário de Psicologia se forma e, prestes a adentrar o mercado de trabalho, “estoura” uma pandemia mundial de Covid-19. Esse recém-formado que realizou toda sua formação pautada pelas relações grupais, organizacionais e institucionais, bem como o atendimento presencial, se vê impossibilitado de exercer esse tipo de atividade devido às orientações de isolamento social dos órgãos cabíveis. Assim, como uma grande parcela dos profissionais da Psicologia, teve que descobrir novas maneiras para exercer sua atuação pautado pelas tecnologias de informação. Considerando o caso, em 2020, em pleno surto de Covid-19, a Fiocruz, juntamente com o Ministério da Saúde, lançou um…
Em um setor da organização pública X, observou-se, nos últimos meses, uma queda na produtividade acompanhada de um número preocupante de afastamentos de profissionais por questões relacionadas à saúde mental do trabalhador. Segundo relato de trabalhadores do referido setor, há uma alta carga mental para a realização do trabalho aliada à necessidade de tomadas de decisões rápidas e com alto grau de responsabilidade para o cumprimento de atividade/metas. Isso produziu, nos últimos meses, uma sobrecarga de trabalho, prazos curtos e períodos irregulares de trabalho, provocando alto grau de ansiedade e fadiga mental nos trabalhadores. Diante da situação, o profissional de Psicologia, integrante d…



