Analise o caso hipotético a seguir:
C.P.M. é um jovem de 22 anos que está no quarto período do curso de Licenciatura em Física, na modalidade a distância, de uma universidade pública situada na região centro-oeste do país. O polo que frequenta conta com uma tutora presencial que possui formação em Licenciatura em Física. O Analista de Apoio Pedagógico em Educação Especial recebeu uma demanda de que o estudante encontrava-se em progressiva perda de visão, em um primeiro momento, ele analisou o histórico escolar do discente, o qual apresentava reprovações em diversas disciplinas e trancamentos integrais em determinados período; verificou, também, que a Universidade forneceu material didático digital e um computador com software leitor de tela para o qual o acadêmico recebeu treinamento a fim de saber manuseá-lo adequadamente. No momento da entrevista com o Analista, C.P.M relatou que, ainda assim, estava encontrando dificuldades, sendo a principal delas o fato de que o programa não realizava a leitura de elementos gráficos, como: equações, tabelas e figuras, e isso estava comprometendo seriamente sua apreensão de conteúdo, tornando-o mais dependente da tutora para realizar as leituras desses elementos nos encontros presenciais, sendo que esse tempo deveria estar sendo usado para a solução de exercícios e o esclarecimentos de dúvidas.
A partir do caso apresentado:
a) Defina o que é Tecnologia Assistiva.
b) Disserte sobre como os serviços de Tecnologia Assistiva se organizam para corroborar com a inclusão escolar e quais são seus objetivos.
c) Apresente uma possibilidade de Tecnologia Assistiva a ser realizada pelo Analista de Apoio Pedagógico em Educação Especial que auxiliará C.P.M. na apreensão dos elementos gráficos dos materiais didáticos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O ensino de língua estrangeira pautado no uso de modelos didáticos de gênero requer, primeiramente, cuidadosa seleção dos gêneros a serem trabalhados em sala de aula e, posteriormente, a transposição didática dos gêneros, ou seja, transformar um conhecimento científico em um conhecimento ensinável. Levando em consideração que tal transposição didática de um gênero se dá por meio de uma sequência didática, apresente quais são as quatro etapas de uma sequência didática e explique, em linhas gerais, o que precisa ser feito em cada etapa.
Um calouro do curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância enviou um e-mail para o analista de apoio pedagógico buscando informações acerca do estágio curricular obrigatório na Educação Infantil e como acontecerá. Explique, em forma de texto dissertativo, como acontecem os estágios na EAD.
Na condição de professores(as) dos ciclos do ensino fundamental, precisamos constantemente refletir sobre o processo de apropriação da leitura e da escrita da criança. Ao mesmo tempo que esse tema é desafiador, também é necessário para garantir a qualidade da educação. Isso porque, mesmo antes de ingressar no universo escolar, grande parte das crianças tem contato com a cultura escrita. Tal fato demonstra que a maioria das crianças estabelece contato com materiais escritos, mas também precisamos considerar aquelas crianças que pertencem à cultura iletrada que nunca tiveram acesso a esse tipo de material.
A partir do excerto apresentado e considerando a bibliografia proposta no Edital de Aber…



