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Q244368 | Economia e Finanças Públicas
Banca: Instituto AOCPVer cursos
Ano: 2023
Órgao: UEAP - Universidade do Estado do Amapá
Cargo: Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças

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Os gestores de uma universidade pública decidiram implementar uma proposta para melhorar a qualidade e propiciar uma alimentação mais saudável à comunidade acadêmica que realiza as suas refeições no restaurante universitário. A ideia proposta era uma parceria para aquisição de alimentos orgânicos produzidos diretamente pela horta comunitária, que fica próxima ao campus. Todavia, foram informados pela gestão comunitária da horta, que eles não produzem alguns dos itens que são imprescindíveis à preparação das refeições no restaurante. Uma possibilidade levantada foi fazer um contrato de fornecimento desses itens com o Sr. Lourenço – proprietário da Terra & Saúde LTDA – o único produtor e vendedor de alimentos orgânicos da região.

A questão foi levada ao conselho de planejamento e administração, da qual faz parte Maria, economista e membro do corpo de servidores da universidade. Segundo Maria, a universidade deveria encontrar alguma forma alternativa para adquirir os produtos, pois não considera aconselhável ficar na dependência de uma única empresa monopolista, tendo esta como o seu principal e único fornecedor para itens relevantes, fato que poderia vir a comprometer o futuro funcionamento adequado das atividades do restaurante. Considerando o caso apresentado, responda:

a) O que é um monopólio? Mencione três características dessa estrutura de mercado.

b) Analise quais poderiam ser os possíveis problemas enfrentados pela universidade, no caso desta decidir fazer um acordo de fornecimento de hortaliças com o Sr. Lourenço.

c) Você acredita que Maria está correta em seu posicionamento ou acredita que outra solução seria mais adequada? Se sim, qual é a sua opinião?


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaEconomia e Finanças Públicas
BancaInstituto AOCP

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Considerando o exposto, discorra sobre o “tripé macroeconômico”, mencionando os elementos que o fundamentam, bem como apresentando uma breve explicação de cada um deles.

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