Os meios de pagamento ampliados são indicadores antecedentes de pressões de demanda sobre o setor real melhores que os meios de pagamento restritos, dado que, atualmente, as facilidades de realocação de portfólio permitem que o M1 esteja sempre no nível necessário para transações e responda passivamente a elevações no nível de preços. Ressalte-se, contudo, que mesmo em modelos de política monetária que privilegiam o controle de taxas de juros, os agregados monetários continuam sendo instrumentos importantes para o acompanhamento dos efeitos daquela política, tanto como indicadores de liquidez quanto como indicadores de captações internas de recursos, por parte do sistema emissor, para multiplicação de crédito no país.
Reformulação dos Meios de Pagamento – Notas Metodológicas, Banco Central do Brasil
Considerando a metodologia utilizada pelo Banco Central do Brasil, elabore um texto abordando os seguintes tópicos:
- O critério utilizado, no Brasil, para classificação dos meios de pagamento. [valor: 3,50 pontos]
- Os agregados monetários e suas respectivas composições. [valor: 6,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A empresa Beta está avaliando a viabilidade de um novo projeto de investimento. O projeto requer um investimento inicial de $ 500.000, e espera-se que sejam gerados, ao longo dos próximos cinco anos, os fluxos de caixa apresentados na tabela a seguir. A empresa utiliza taxa de desconto de 10% ao ano para avaliar seus projetos; a taxa interna de retorno (TIR) do projeto foi calculada em 12%; e o valor presente líquido (VPL) foi determinado no valor de $ 28.733. Além disso, a taxa Selic, que é a taxa de mercado brasileira, está em 10,5%. Foram identificados os seguintes riscos associados ao projeto: (i) risco de mercado, (ii) risco operacional e de compliance e (iii) risco tecnológico.

Com ba…
Análise a seguinte situação:
Ao chegar ao supermercado, você se depara com uma infinidade de produtos. São tantas marcas e versões que parece até inútil tentar se lembrar de mais do que 3 ou 4 opções (afinal, na próxima visita certamente surgirão novas).
Pão, leite, farinha, biscoitos (e bolachas!), queijo, requeijão, amendoins, leite condensado… Ufa, quanta coisa!
Lendo uma lista assim é impossível não imaginar a quantidade de coisas gostosas que poderíamos preparar para o próximo café da manhã, certo?
Mas a verdade é que, no mundo industrializado que temos hoje, cada vez menos os produtos são apenas leite, apenas farinha, apenas amendoim… E mais uma mistura de ingredientes estranhos.
Quem …
A Secretaria X está avaliando a viabilidade de novas políticas públicas voltadas à economia estadual, levando em consideração a interação entre bens complementares e substitutos, a estrutura dos mercados e a regulação da concorrência. No entanto, observou-se que algumas análises internas apresentaram equívocos conceituais que podem comprometer a qualidade das decisões estratégicas.
Considerando seu conhecimento econômico e a necessidade de uma nota técnica [Valor: 13,00 pontos], analise as situações apresentadas a seguir e corrija eventuais erros conceituais, justificando com base na teoria econômica:
- A equipe da Secretaria X argumentou que, em razão da queda do preço do arroz, a demanda po…



