Instruções: Leia os textos motivadores a seguir.
TEXTO 1
Talvez, entre todas essas conferências caiba destaque aqui a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, de 1994, em Salamanca, por ser a que de maneira mais decisiva e teórica contribuiu para contribuições a Educação Inclusiva em todo o mundo.. Essa Declaração proclama que:
• todas as crianças têm direito à educação e devem dar-lhes a oportunidade de alcançar e manter um nível aceitável de conhecimentos;
• cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias;
• os sistemas de ensino devem ser organizados e os programas aplicados de modo que tenham em conta todos os diferentes características e necessidades;
• as pessoas com necessidades educacionais especiais devem ter acesso às escolas comuns; e
• as escolas comuns devem representar um meio mais eficaz para combater as atitudes discriminatórias, criar comunidades acolhedoras, construir uma sociedade integrada e alcançar a educação para todos.
Fonte: SANCHEZ, Pilar Amalz.
TEXTO 2

TEXTO 3
Ao incluir as pessoas com deficiência, a escola também se tornou um ambiente mais propício à aprendizagem. “Cada um de nós é único e não existe uma fórmula geral que funcione para todos. O ritmo de aprendizado é individual, seja de uma criança com deficiência ou não”, destaca Rosângela Machado, gerente de educação inclusiva da rede municipal de Florianópolis (SC). “Quanto mais recursos a escola oferecer, menos limites as crianças terão.”
A educação inclusiva se apoia na premissa de que é preciso olhar para o aluno de forma individualizada e colaborativa, contemplando suas habilidades e dificuldades no aprendizado em grupo. Isso não significa reduzir as expectativas da turma ou deixar de avaliar os estudantes: as metas de conquista do conhecimento são estabelecidas em consonância com o potencial de cada criança. “A escola deve ser um lugar de encontro, de igualdade, de desenvolvimento. Para isso precisamos construir um espaço‐tempo de gestão que acolha as diferenças existentes no mundo”, defende a pedagoga Carla Mauch, coordenadora‐geral da associação Mais Diferenças, instituição que atua como consultoria na implementação de práticas e políticas inclusivas.
(Svendla Chaves. Disponível em: http://revistaescolapublica.uol.com.br. Acesso em: 15/08/2023.)
TEXTO 4

TEXTO 5

Disponível em: https:// saberparaincluir.blogspot.com/2016/11/a-surdez-em-um-dos-campus-do-instituto_22.html Acesso em 15 de agosto de 2023
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base em seus conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa posicionando-se sobre o tema “Os desafios para a promoção da educação inclusiva no Brasil“. Selecione, organize e relacione, com coerência e coesão, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
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• todas as crianças têm direito à educação e devem dar-lhes a oportunidade de alcançar e manter um nível aceitável de conhecimentos;
• cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias;
• os sistemas de ensino devem ser organizados e os programas aplicados de modo que tenham em conta todos…
Leia os textos a seguir:
Texto 1


Texto 2
Clima extremo: incêndios e inundações-relâmpago causam destruição
na África, na Europa e na Ásia
O noticiário climático não se resume às secas. Em muitas partes do planeta, os eventos extremos se fazem sentir de diferentes maneiras, desde incêndios florestais descontrolados até fortes tempestades e inundações repentinas.
No oeste da China, por exemplo, fortes chuvas na província de Qinghai causaram a morte de pelo menos 16 pessoas, com outras 18 desaparecidas e seis mil afetados. As autoridades do condado de Datong, principal área afetada pela chuva, classificaram o episódio como uma “torrente de montanha” – ou seja, a junção de chuva intensa com f…



