A arte possibilita a manifestação singular da criança como indivíduo, como ser participante no mundo coletivo, de maneira significativa. Afinal, a arte, por meio da sua poética, comunica e inspira a todos que dela se utilizam e(ou) a admiram. No presente momento histórico, a criança convive com as mais variadas imagens, músicas, danças, expressões corporais etc. e tem suas impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com o próprio fazer. Esse fazer envolve a questão da poética própria da criança na idade que se encontra e suas experiências vivenciadas.
C. Kudiess. A construção poética e o processo criativo infantil.
In: A. Dutra (org.). O ensino das artes visuais: mapeando o processo
criativo. Santa Maria: Editora UFSM, 2008 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito do seguinte tema.
COMO PLANEJAR O ENSINO DE ARTES A FIM DE INCENTIVAR AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS DOS ESTUDANTES?
Em seu texto, posicione-se claramente em relação à pergunta constante no tema [valor: 1,25 ponto] e aborde os seguintes aspectos:
1 vivências e experiências artísticas que podem ser propostas no planejamento das aulas de artes; [valor: 6,50 pontos]
2 relevância de favorecer espaços para produções autorais dos estudantes nas aulas de artes. [valor: 6,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Apesar das diferentes ênfases que formam as especificidades de suas teorias, Paulo Freire e Milton Santos se encontram em diversos aspectos, já que ambos trazem às suas análises esse movimento permanente, em que o espaço forma os sujeitos, mas também os sujeitos formam e participam das relações que constituem o espaço. O lugar é uma das escalas de maior dimensão das ocorrências espaciais e é também nesse lugar que se vislumbra o subespaço da escola como uma forma de convivência que nos apresenta potências.
SILVA, PINTO. Diálogos entre Paulo Freire e Milton Santos na formação de professores de Geografia. 2020 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter motivador…

“Falta amor no mundo, mas falta também interpretação de texto”, diz uma frase atribuída ao jornalista Leonardo Sakamoto constantemente veiculada nas redes sociais, seja qual for o assunto em questão. De história a aquecimento global, de política ao meme do dia, aparentemente as pessoas têm muita dificuldade em interpretar e compreender o que outras pessoas querem dizer. E, se isso é um problema na idade adulta, a solução pode estar em ensinar essas duas habilidades lá no início, no ensino básico.
O Brasil, especificamente, ainda enfrenta muitas dificuldades para alfabetizar seus estudantes na idade correta. Os motivos são muitos, mas é justamente na alfabetização que o problema da falta da …
A BNCC do ensino fundamental para os anos iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento, que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outr…



