Isaura, de 45 anos de idade, desempregada, mora com sua mãe, de 85 anos de idade, e dois filhos, João, de quinze anos de idade e deficiente visual, e André, de oito anos de idade. A casa da família foi parcialmente destruída por um deslizamento de terra provocado por fortes chuvas, e Isaura, seus filhos e sua mãe foram transferidos para um alojamento provisório.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca da proteção social preconizada pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), voltada à garantia de direitos e condições dignas de vida. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 o conjunto das seguranças sociais consistentes em segurança de acolhida, de renda e de convívio ou vivência familiar, comunitária e social; [valor: 60,00 pontos]
2 exemplos de serviços ou benefícios previstos na PNAS aplicáveis à situação de Isaura e sua família. [valor: 35,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Defina o instituto jurídico da decadência e registre, justificando sua posição, a possibilidade de suspensão do prazo decadencial.
É inegável a importância da pesquisa tanto para o âmbito acadêmico — considerado lugar privilegiado para a sua realização — como para a sociedade de maneira geral, pois ela contribui para o avanço do conhecimento e o desvendamento da realidade social. A pesquisa é uma ação, e não pode se circunscrever a espaços ou quadrantes em que um grupo de pessoas se volta para determinadas temáticas que são, essencialmente, de interesse pessoal, enquanto problemas, fenômenos e complexos sociais nos rodeiam cotidianamente e se avolumam. Comumente escutamos falar sobre pesquisa, seja pesquisa de preço, pesquisa de opinião, pesquisa para delinear perfil de determinados segmentos e consumidores etc. No enta…
Segundo dados do Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH), plataforma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em 2022 foram registradas no Brasil 54.490 ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes, incluindo estupro, pornografia infanto-juvenil e exploração sexual. A maioria dessas ocorrências (95,4%) é de crimes de estupro, principalmente contra vítimas com idade entre 10 e 13 anos (42,2%). Considerando-se os estupros de vulnerável contra vítimas de até 13 anos de idade, 86% delas eram meninas e 56,2% eram crianças negras.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, discorra a respeito da realidade social de crianças e adolesce…



