Bancos com divisórias e formatos desconfortáveis, pedras pontiagudas embaixo de viadutos, grades no entorno de praças e jardins, muros com pinos metálicos, construções sem marquises ou com gotejamento de água programado, cercas elétricas e arame farpado. Os elementos e os materiais utilizados para afastar as pessoas dos espaços públicos são muitos e acabam influenciando a maneira como os indivíduos vivenciam os municípios e convivem entre si. A arquitetura hostil, termo que abrange todas as barreiras e os desenhos urbanos que parecem dizer “não se sinta em casa” — como define a repórter Winnie Hu, do The New York Times — é parte da realidade da maioria das cidades pelo mundo e vem despertando debates sobre o impacto dessas ações, principalmente por meio das redes sociais.
Internet: <www.archdaily.com.br> (com adaptações).
Na cabeça de quem instala trambolhos metálicos em um banco de praça, pinos pontudos em uma mureta ou até floreiras em frente a uma vitrine, o que se quer é evitar que mendigos e transeuntes cansados ocupem indevidamente locais destinados à circulação e às compras e possam representar, além de danos à imagem dos lugares, ameaças à higiene e à segurança. No entanto, o resultado dessas ações é o bloqueio à plena e saudável utilização dos espaços públicos e daqueles na fronteira entre o privado e o público, o que piora o padrão da cidadania.
Internet: <www12.senado.leg.br> (com adaptações).
Considerando que os textos acima tenham caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
A arquitetura urbana deve ser para todos
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) impactos da arquitetura hostil para as pessoas em situação de rua;
b) motivos pelos quais a arquitetura hostil não deve ser adotada; e
c) propostas de soluções humanitárias para o problema das pessoas em situação de rua.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
É necessário reforçar que o gênero, determinado pelos cromossomos em nossa genética, não é um parâmetro para definir nossos direitos e deveres nas relações sociais. No Brasil, a desigualdade de gênero tem consequências graves em nossas relações sociais, pois ainda é usada como justificativa para a violência e, assim, reforçam-se a falta de representatividade nos espaços e as diferenças salariais.
Internet: <www.oxfam.org.br> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Os efeitos da desigualdade de gênero no Brasil contemporâneo
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes …
A organização não governamental (ONG) Eco Pelo Clima realizou nesta sexta‑feira (31), em Porto Alegre, uma marcha de protesto, dentro do movimento global sobre o tema. Durante o evento, os manifestantes afirmaram que as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul desde o fim de abril são fruto do descaso dos governantes, a quem classificaram como “negligentes e incompetentes”. Eles referiam‑se ao governador Eduardo Leite e ao prefeito da capital, Sebastião Melo.
Os porta‑vozes da ONG mostraram‑se solidários com as vítimas da crise climática e afirmaram que a luta é para construir outro sistema que não seja gerador da agressão ambiental que o Rio Grande do Sul tem vivido. “Toda essa chuva não…
A recente ampliação do Programa Farmácia Popular, anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, garante a gratuidade de todos os 41 medicamentos do programa, beneficiando milhões de brasileiros. A medida reforça a importância das políticas públicas de acesso à saúde e o impacto que têm na vida da população, especialmente dos mais vulneráveis.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
O acesso gratuito a medicamentos e a garantia do direito à saúde no Brasil
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) importância do acesso gratuito a medicamentos para a população;
b) desafios e…



