O problema da determinação de tensões e deformações em corpos sólidos submetidos a forças externas é extremamente complicado quando o carregamento e a geometria do corpo são complexos. Soluções gerais analíticas para uma série de problemas desse tipo são propostas pela teoria da elasticidade. Entretanto, soluções práticas para a maioria dos projetos de engenharia podem ser obtidas pelo que se tornou conhecido como enfoque da mecânica dos materiais, por meio do qual elementos estruturais reais são analisados a partir de modelos idealizados submetidos a carregamentos e restrições simples. As soluções resultantes da aplicação desse enfoque são aproximadas na medida em que são considerados apenas os efeitos que afetam significativamente as tensões, as deformações e os deslocamentos resultantes dos carregamentos aplicados. Embora os métodos da mecânica dos materiais possam ser aplicados na análise de estruturas grandes e complexas, exigindo, muitas vezes, a solução simultânea de centenas e até milhares de equações, eles se baseiam nos mesmos conceitos básicos aplicados a estruturas simples, expressos pelas equações de equilíbrio, equações de compatibilidade, relações força-deslocamento e relações tensão-deformação.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, suponha que, no sistema ilustrado na figura acima, um bloco rígido de peso P seja suportado por três colunas de comprimento L. Considere, ainda, que, nesse sistema, a coluna central tenha área da secção transversal A1 e módulo de elasticidade E1; as colunas laterais tenham, cada uma, área da secção transversal A2 e módulo de elasticidade E2; as colunas e o peso do bloco sejam simétricos em relação ao eixo da coluna central.
Com referência à estrutura acima descrita, desprezando o peso próprio das colunas e assumindo que a distribuição de tensões está no regime linear-elástico, redija um texto dissertativo que apresente uma análise estrutural da situação em estudo, justificando as hipóteses assumidas e determine, necessariamente:
< a equação de equilíbrio;
< a equação de compatibilidade;
< as equações, em função das reações, R1 na coluna central e R2 nas colunas laterais, das áreas A1 e A2, dos módulos de elasticidade E1 e E2 e do comprimento L, do deslocamento produzido em cada coluna;
< as equações para a rigidez de cada uma das três colunas e para a rigidez da estrutura, considerando as três colunas em conjunto.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
►Aborde os aspectos importantes a serem considerados em uma FMEA. [valor: 3,00 pontos]
►Discorra a respeito da forma de realização de uma FMEA. [valor: 3,50 pontos]
►Apresente os métodos de avaliação de risco utilizado…
►Aborde os aspectos importantes a serem considerados em uma FMEA. [valor: 3,00 pontos]
►Discorra a respeito da forma de realização de uma FMEA. [valor: 3,50 pontos]
►Apresente os métodos de avaliação de risco utilizado…
Uma das atribuições do Engenheiro Mecânico é trabalhar com a climatização de ambientes em edificações. Suponha que o edifício sede do TRF 6 não possua nenhum sistema de condicionamento de ar. Nesse caso, será necessário implementar um sistema no prédio.
Redija um texto dissertativo que proponha a solução para o problema apresentado, com os passos e parâmetros a serem abordados neste projeto, abordando, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:
1 parâmetros de entrada para o cálculo da Carga Térmica total (ao menos 5); [valor: 12,00]
2 escolha de equipamentos e eventual necessidade de adaptações prediais; [valor: 8,00]
3 formas e tipos de manutenção do sistema de ar condicionado predial. [val…



