Diante da guerra russo-ucraniana, em curso desde fevereiro de 2022, a posição do Itamaraty tem se orientado “pela preservação dos interesses do Brasil e pela contenção de efeitos negativos sobre a população brasileira”, nas palavras do ministro das Relações Exteriores, Carlos França. Ainda segundo o Chanceler:
“O Brasil defende, em seus votos e pronunciamentos no Conselho de Segurança, no Conselho de Direitos Humanos e na Assembleia-Geral das Nações Unidas, posições que correspondem à nossa tradição diplomática: cessar-fogo imediato; proteção de civis e de infraestrutura civil; acesso desimpedido a serviços humanitários; e pronta solução política da questão, baseada nos Acordos de Minsk, aceitos em 2015 por ambas as partes hoje em conflito e que foram aprovados pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas igualmente naquele ano de 2015. Nossa posição e nossa determinação são de buscar soluções que levem à paz.”
BRASIL Ministério das Relações Exteriores. Intervenção do Ministro Carlos França em sessão de debates temáticos do Senado Federal, 24 de março de 2022.
O testemunho do ministro das Relações Exteriores representa a posição do Itamaraty em relação à guerra russo-ucraniana e aponta as preocupações do Governo Federal quanto aos impactos do conflito para o Brasil. A esse respeito:
a) Apresente o posicionamento internacional do Brasil diante do conflito citado e descreva em que medida esse posicionamento se insere na tradição diplomática brasileira.
b) Identifique dois possíveis desdobramentos da guerra russo-ucraniana para a economia brasileira.
c) Descreva a crise humanitária gerada pela combinação de meios convencionais e não convencionais na guerra híbrida russo-ucraniana e apresente uma medida tomada pelo Brasil em resposta a essa crise.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O federalismo é um tema de destaque no meio acadêmico em diversas áreas de estudo: Ciência Política, Economia, Sociologia, Direito, entre outras. É também objeto de atenção em pesquisas e práticas na área de gestão e políticas públicas em países que adotam essa forma de Estado. Contudo, não é uma característica institucional do sistema político de fácil apreensão quando, indo além das conceituações de praxe e das caracterizações constitucionais, adentra-se na realidade concreta das experiências federativas.
(https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3331/1/Livro_Federalismo%20e%20Pol%c3%adticas%20P%c3%bablicas.pdf)
Acerca dessa temática tão importante para a sociedade brasileira, que é o…
Em 2025, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) registrou forte aumento de denúncias relacionadas a fraudes digitais e golpes financeiros praticados por plataformas de comércio eletrônico e redes sociais. Consumidores relataram lojas virtuais falsas, clonagem de cartões, golpes de investimento e uso indevido de dados pessoais capturados por links maliciosos. Paralelamente, a Polícia Federal identificou um grupo criminoso transnacional utilizando servidores hospedados no exterior para ocultar sua atuação, movimentar valores por carteiras digitais e dificultar o rastreamento de transações.
Diante desse cenário, o Ministério da Justiça determinou a criação de um grupo integrado entre Sen…
Um dos aspectos basilares acerca da Organização do Estado é justamente o conceito de “Forma de Estado”, pois qualquer Estado é organizado a partir de uma determinada forma. Nesse sentido, a forma de Estado deve ser entendida como a distribuição do poder político em função de um território, ou seja, como o poder político é efetivamente exercido dentro de um território.
Considerando o texto acima, redija um texto dissertativo respondendo necessariamente aos seguintes questionamentos:
- distinção entre Estado Unitário e Estado Federal.
- conceito de Confederação e sua distinção relativamente ao Estado Federal.
- Classificação do federalismo quanto à formação e quanto à concentração de poder.



