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Q226042 | Direito Administrativo e TI - Auditoria, Licitações e Contratos de TI
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2023

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O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) recebeu representação, contendo possíveis irregularidades em procedimentos realizados na Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (SEEC) relacionados à bem e serviços de Tecnologia da Informação.

A representação foi formulada por deputado distrital, com a caracterização circunstanciada da situação e linguagem clara e objetiva. Os indícios de irregularidades, constantes na representação, foram:

Situação 01

Em 06/2023, a equipe de planejamento da contratação da SEEC concluiu que a melhor opção para a aquisição de 200 webcams seria a utilização de dispensa de licitação, dado o reduzido valor de mercado do bem pretendido.

A pesquisa de preços foi realizada utilizando contratações similares feitas pela Administração Pública

Tabela 1: Câmeras de vídeo USB tipo webcam

Mês/Ano da contratação Órgão  Quantidade  Valor Unitário 
01/2023 Agência Nacional de Energia Elétrica 150 R$ 270,00
04/2023 Fundação Nacional do Índio 2000 R$ 520,00
08/2022 Secretaria de Desenvolvimento Urbano/DF 100 R$ 300,00
07/2022 Superior Tribunal de Justiça 165 R$ 300,00
06/2022 Secretaria-Geral da Presidência da República 500 R$ 280,00
Valor médio R$ 280,00

O valor médio utilizado foi feito com base nas seguintes informações. O ato de publicação da dispensa foi concretizado no Diário Oficial do DF e a Administração Pública pretende assinar o contrato nos próximos dias.

Situação 02

Inexistência de política de geração de cópias de segurança (“backup e restore”) aprovada formalmente na organização. Apesar de se tratar de um controle básico, a SEEC ainda não possui tal documento, o que coloca em risco os documentos e os dados produzidos pela instituição.

A representação foi analisada pelo Corpo Técnico, por meio do Processo nº 1234/2023, o qual sugere: acatar a representação, e, no mérito, considerar regular a situação 01 e 02 e arquivar os autos.

Os autos, então, foram encaminhados ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (MPjTCDF), para emissão do parecer.

Considerando a situação precedente e a Lei nº 14.133/2021, elabore, na qualidade de Auditor de Controle Externo lotado no MPjTCDF, um parecer acerca da representação formulada pelo deputado distrital, utilizando a estrutura descrita no Manual de Redação Oficial do TCDF – 2ª Edição.

  1. Apresentação e estrutura do Parecer. [Valor: 6,00 pontos]
  2. Exame de admissibilidade da representação. [Valor: 6,00 pontos]
  3. Análise da situação 1, com base na Lei nº 14.133/2021; [valor: 10,00 pontos]
  4. Análise da situação 2, discorrendo sobre a importância de se estabelecer uma política de geração de cópias de segurança; [valor: 10,00 pontos]
  5. Conclusão e sugestões. [valor: 6,00 pontos]

Obs.: No seu texto, pode dispensar o Nome e o cargo.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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