A preocupação é de todos: pesquisadores, políticos e cidadãos. Em 2018, quando os estudos sobre o impacto das chamadas fake news nas eleições presidenciais norte-americanas aumentaram o tom do alerta para democracias em todo o mundo, o cenário político brasileiro já era alvo de desinformação, ataques de robôs e perfis falsos.
Diante da expectativa de uma avalanche de fake news durante o processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou medidas preventivas nos dois últimos pleitos (2018 e 2020). Entre elas estão acordos de cooperação com os partidos políticos e com entidades representativas dos setores de marketing e de comunicação e com as empresas Google e Facebook. Mas o fenômeno está longe de ser controlado.
Já em 2019, durante audiência na CPI Mista das Fake News, o diretor de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marco Aurélio Rudieger, advertia que “a divulgação de notícias falsas no Brasil gera uma sombra extremamente preocupante em relação às instituições do país e ao processo democrático”. De acordo com Rudieger, “a disseminação de notícias falsas envolve não só um processo de desinformação organizada, mas um convencimento em massa de percepções que visa distorcer e quebrar a credibilidade do processo político e das instituições”.
A desinformação é um prejuízo para a democracia, para a saúde pública e para a vida das pessoas.
Fonte: Agência Senado
As informações falas podem comprometer o exercício da cidadania por parte da população. Nesse sentido, considerando as ideias apresentadas pelo texto motivador e sua visão de mundo, escreva, em registro formal da Língua, um texto dissertativo-argumentativo, a respeito do seguinte tema: “o combate às notícias falsas: papel da imprensa e/ou do Estado”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Quando um país investe em educação, a tendência é que isso influencie no crescimento econômico, bem como no desenvolvimento cultural e social. No entanto, quando há barreiras no acesso à educação, isso pode resultar no aumento: do desemprego; da criminalidade; da discriminação.
Sem um ensino de qualidade, há dificuldades de inserção no mercado de trabalho, além de chances menores de conquistar vagas em vestibulares ou concursos públicos. A desigualdade social no Brasil fica evidente quando a educação não é prioritária, pois o conhecimento faz com que a população tenha consciência dos seus direitos.
https://www.oxfam.org.br/blog/acesso-a-educacao-no-brasil-os-desafios-da-luta-pela-igualdade/
I
As mudanças climáticas estão alterando significativamente os padrões climáticos globais, e o sul do Brasil não é exceção. Os impactos dessas mudanças na região são evidentes principalmente na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e prolongadas, que podem levar a inundações devastadoras. As enchentes ocorridas em abril e maio de 2024 no Rio Grande do Sul são um exemplo claro desse fenômeno.
As projeções climáticas indicam que o sul do país está se tornando mais suscetível a eventos extremos de chuva devido às mudanças climáticas. O aumento da temperatura média global provoca maior evaporação da água dos oceanos, aumentando a umidade atmosférica disp…
A Caixa financia vários Programas de Governo, dentre os quais figura o que busca promover a melhoria da mobilidade urbana, da acessibilidade universal, da qualidade de vida e do acesso aos serviços básicos e aos equipamentos sociais nas cidades brasileiras.
O texto abaixo tem o objetivo de situar sua discussão e deve ser usado como motivador para a produção de sua redação. Não o copie, tampouco copie qualquer texto desta prova.
População pobre é a mais atingida pelo
baixo investimento em mobilidade urbana
A mobilidade urbana é um desafio para as grandes cidades. A falta de investimentos em transportes alternativos prejudica, principalmente, as camadas mais pobres da sociedade, que sofrem a c…



