Na Região Metropolitana de Belém – PA, mais precisamente no município de Marituba, está localizado um aterro sanitário, que muito se assemelha a um precário lixão. Para lá são transportados resíduos de três municípios – Marituba, Ananindeua e Belém – , totalizando mais de 20 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia. Desde a sua inauguração, no ano de 2015, moradores das comunidades próximas ao local denunciam o forte odor causado pelos resíduos e a elevada produção de cinzas, o que tem gerado, além da poluição, problemas de saúde, como doenças respiratórias. O Fórum Permanente Fora Lixão (FPFL) tem denunciado que o referido aterro apresenta irregularidades ambientais e sociais, tudo em decorrência do descompasso dos termos de seu licenciamento ambiental com as diretrizes estabelecidas pela lei federal que disciplina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A partir das informações apresentadas no texto anterior, responda, de forma justificada, aos seguintes questionamentos.
A partir das informações apresentadas no texto anterior, responda, de forma justificada, aos seguintes questionamentos.
1 – O que é licenciamento ambiental? Qual é a sua natureza jurídica?
2 – De quem é a competência para o licenciamento de aterro sanitário que abranja dois ou mais municípios?
3 – Em casos como o do aterro sanitário de Marituba, é possível o licenciamento ambiental independentemente da realização do estudo de impacto ambiental e consequentemente relatório de impacto ao meio ambiente (EIA/RIMA)?
4 – Respaldo no princípio do poluidor – pagador, pode o responsável pelo aterro sanitário omitir-se de medidas de prevenção, demonstrando que possui recursos financeiros suficientes para reparação, com a restauração do status quo ambiental e efetivo ressarcimento ou compensação dos prejuízos causados à coletividade?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Após ser retomado, o Fundo Amazônia captou no ano passado os maiores valores em doações desde 2009. Foram R$ 726 milhões com origem em países parceiros, sendo o principal doador o Reino Unido. O valor só fica atrás do R$ 1,9 bilhão recebido há mais de uma década.
O fundo é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, gerido pelo BNDES e apoia projetos de monitoramento e combate ao desmatamento, além de promoção do desenvolvimento sustentável na região amazônica. O fundo também apoia projetos alinhados ao Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).
“O impacto esperado deste conjunto de ações envolve a gestão territorial e ambiental…
Os animais selvagens apresentam uma ampla diversidade de estratégias reprodutivas e comportamentos de cuidado parental, influenciados por fatores ecológicos, fisiológicos e evolutivos. Nos diferentes biomas brasileiros, as espécies desenvolvem mecanismos específicos para maximizar o sucesso reprodutivo e a sobrevivência do perfil, variando desde o cuidado exclusivo da fêmea ou do macho até sistemas cooperativos complexos. Esses comportamentos são moldados pela disponibilidade de recursos, influência ambiental e interações intra e interespecíficas.
Entretanto, as atividades humanas, como o desmatamento, a caça e as mudanças climáticas, ameaçam esses processos, interferindo na reprodução e no …
Redija um texto dissertativo a respeito de sandbox regulatório e de como este pode ser aplicado à regulação de atividades extrativistas de mineração. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 definição de sandbox regulatório; [valor: 7,00 pontos]
2 exemplo de aplicação do sandbox regulatório no âmbito de atividades extrativistas de mineração e duas vantagens associadas; [valor: 12,00 pontos]
3 dois desafios da aplicação do sandbox regulatório à regulação de atividades extrativistas de mineração. [valor: 9,50 pontos]



