A mineração de regras de associação é um método comumente usado para explicar o que é a mineração de dados e o que ela é capaz de fazer. Como exemplo, tem-se o clássico caso de uma grande rede de supermercados norte-americana que, a partir de uma análise dos hábitos de compras dos clientes, descobriu uma relação estatística entre compras de cerveja e compras de fraldas. Entendeu-se, assim, que o motivo dessa associação era que os pais (presumidamente homens jovens), ao irem comprar fraldas para seus bebês (sobretudo às quintas-feiras), aproveitavam e compravam cervejas para assistir aos jogos de futebol em casa, uma vez que já não poderiam ir aos jogos com a mesma frequência de antes. O resultado disso foi que a rede de supermercados passou a oferecer um display de cervejas ao lado das fraldas para facilitar o consumo casado desses produtos.
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
- Explique por que as regras de associação em mineração de dados são úteis para a análise da relação entre um item e outro, ainda que aparentemente desconexos.
- Apresente um exemplo de contexto potencial de negócios para aplicação das regras de associação para mineração de dados e descreva dois dados que podem ser identificados nesse contexto.
- Descreva uma técnica ou um algoritmo que pode ser utilizado para a aplicação de uma regra de associação de mineração de dados.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Uso do big data auxilia negócios e esforço de recuperação fiscal
O uso do big data na tomada de decisões está aos poucos se consolidando no mundo dos negócios, com empresas reportando resultados concretos. […] A empresa iniciou projeto de big data em março do ano passado: o objetivo, de acordo com o especialista de inteligência competitiva, Nilton Brum, foi saber se a base de clientes ‘está comprando tudo o que nós podemos vender’.
Fonte: Adaptado de https://www.dci.com.br
Texto 2
Por que você deve trabalhar com Business Intelligence na sua empresa
Trabalhar com tentativa e erro no seu empreendimento certamente vai desperdiçar tempo e dinheiro. Usar a informação d…
A mineração de regras de associação é um método comumente usado para explicar o que é a mineração de dados e o que ela é capaz de fazer. Como exemplo, tem-se o clássico caso de uma grande rede de supermercados norte-americana que, a partir de uma análise dos hábitos de compras dos clientes, descobriu uma relação estatística entre compras de cerveja e compras de fraldas. Entendeu-se, assim, que o motivo dessa associação era que os pais (presumidamente homens jovens), ao irem comprar fraldas para seus bebês (sobretudo às quintas-feiras), aproveitavam e compravam cervejas para assistir aos jogos de futebol em casa, uma vez que já não poderiam ir aos jogos com a mesma frequência de antes. O resu…



