A Prefeitura Municipal de São Paulo iniciou a campanha “meu passeio, minha vida”, campanha iniciada devido à revolta da população com a sujeira deixada nos passeios, além da péssima infraestrutura aos pedestres.
Durante a fiscalização dos passeios, constatou-se diversas situações, sendo as principais:
- Passeio em frente a comércio fechado utilizado como depósito de lixo.
- Terreno não edificado com muro de 1,80 m totalmente fechado.
- Terreno que possuía um prédio em construção, mas não havia muro de fechamento.
- Passeio sendo realizado pela Prefeitura, cujo custo está sendo cobrado do Shopping lindeiro, que se recusou a realizar as obras.
Em resposta à equipe de fiscalização:
- O dono do comércio alegou que não havia necessidade de cuidar do passeio, pois o comércio estava inativo.
- O dono do terreno não edificado afirmou que o muro de 1,80 m era regular, pois não ultrapassava o limite máximo de 2,0 m.
- O proprietário do terreno alegou a desnecessidade de fechamento, pois o terreno possuía obra em andamento, com o devido alvará de execução.
- O shopping ameaçou denunciar a Prefeitura ao Ministério Público, pois o cobrava por serviço de responsabilidade do Estado.
Considerando a Legislação municipal específica, desenvolva texto analisando cada uma das situações.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A preservação do “interesse local” não é um fim em si mesmo; ao contrário, trata-se, como tudo no estado federativo, de um posicionamento estrategicamente construído pela Constituição Federal no sentido de garantir a concretização dos objetivos fundamentais do Estado brasileiro. No caso específico de que tratamos, da ordenação do uso do solo, é a política urbana o veículo por excelência desta tarefa, atribuível ao município, mas a este incumbindo o poder-dever de executá-la de forma a atingir as finalidades do Estado Democrático de Direito.
Considerando as disposições da Lei nº 6.766/1979, que trata do Parcelamento do Solo Urbano, redija um texto dissertativo, no qual você deverá necessariam…
Um serviço de engenharia com valor total de R$ 160.000,00 foi projetado para ser executado em quatro meses. O serviço é composto de quatro atividades, seguindo o cronograma físico-financeiro que está apresentado abaixo, onde estão discriminados os percentuais de execução das atividades previstos para cada mês.

Também são de conhecimento do gestor os percentuais em termos financeiros de cada atividade em relação ao total da obra:

Pede-se:
a) o custo para realização da Atividade A no mês de abril
b) o desembolso acumulado previsto para o empreendimento ao final do 3º mês (maio) de serviço;
c) o custo total da Atividade C ao final do serviço.
Considere a seguinte situação hipotética:
A prefeitura do município de São Paulo adquiriu um terreno para a construção de uma escola municipal. Para preparar o edital de licitação, foi nomeada uma comissão que solicitou da equipe técnica o projeto básico da obra, as planilhas orçamentárias, o planejamento da construção e o cronograma físico-financeiro.
Com base nessas informações,
a) explique o que é cronograma de Gantt, e cite duas características relevantes desse cronograma;
b) explique o que é cronograma PERT-CPM, e cite duas vantagens relevantes de seu uso no planejamento e execução de obras de construção civil.



